Inep informa data do resultado do Enem 2021
Geralmente divulgadas em janeiro, notas dos participantes serão liberadas em fevereiro de 2022.
O resultado do Enem 2021 será divulgado no dia 11 de fevereiro de 2022. A informação foi dada pelo presidente do Inep, Danilo Dupas, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira, 29 de novembro.
Com as notas do Enem 2021 será possível participar das edições de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Brasileiros também podem estudar em Portugal usando as notas do Enem.
Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio terão acesso às notas em abril, cerca de 60 dias depois do resultado.
Na próxima quarta-feira, 1º de dezembro, o Inep publicará os cadernos de provas e os gabaritos oficiais do Enem 2021. Em parceria com o Poliedro Educação e o Colégio e Curso Oficina do Estudante, divulgamos a correção e o gabarito extraoficial do Enem 2021.
As provas do Enem 2021 foram realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. Entre os 3,1 milhões de inscritos, cerca de 1 milhão não compareceu. Foi o menor número de participantes em mais de uma década.
Como foi o Enem 2021
No primeiro dia do Enem 2021, os participantes responderam 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e elaboraram uma redação. O tema foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.
Para Fernando Santo, gerente de inteligência educacional e avaliações do Poliedro Educação, a prova foi boa e o aspecto pedagógico prevaleceu ao político. Houve questões sobre escravidão, povos indígenas, refugiados, trabalho, urbanização, Era Vargas, entre outros. Pelo terceiro ano seguido não teve questão sobre a Ditadura Militar. Em relação aos textos, a prova trouxe letras de músicos nacionais, como Zé Ramalho e Chico Buarque.
Ontem, segundo dia do Enem, os estudantes fizeram provas de Ciências da Natureza e Matemática. De acordo com Fernando Santo, a prova foi alheia a discussões políticas, sendo mais tradicional e sem abordar temáticas recentes como vacinas e pandemia. Para o gerente do Poliedro, isso demonstra uma escassez do banco nacional de itens.
Em Matemática, questões sobre razões, proporções e porcentagens formaram a maioria da prova. Em Ciências da Natureza, houve predominância de temas de Ecologia, como extinção de animais no Pantanal, impacto ambiental do rompimento da barragem de Mariana-MG, poluição gerada pela agroindústria, entre outros.