Enem 2023: saiba como é a prova de Linguagens e Códigos

No exame, caem 45 questões de Português, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física

Em 16/10/2023 00h10
Por Silvia Tancredi
Prova será aplicada no dia 5 de novembro

A prova de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias do Enem 2023 será aplicada no primeiro domingo 5 de novembro. Nesse mesmo dia, os estudantes deverão produzir a redação e responder questões de Ciências Humanas.

Como é a prova de Linguagens e Códigos do Enem? Quais temas mais caem? Como se preparar para essa prova especificamente? Todas as respostas para essas e outras questões podem ser conferidas abaixo.

Mas, primeiro, o estudante deve saber que a área de conhecimento Linguagens e Códigos abrange as seguntes matérias:

  • Português (gramática e literatura)

  • Interpretação de texto

  • Língua Estrangeira (inglês ou espanhol)

  • Artes

  • Educação Física

Como é a prova de Linguagens e Códigos do Enem?

A prova de Linguagens e Códigos do Enem conta com 45 perguntas objetivas, sendo que algumas delas podem ser questões interdisciplinares, ou seja, cobrar duas ou mais disciplinas ao mesmo tempo.

Geralmente, as perguntas contam com enunciados mais longos do que as outras áreas do conhecimento. Podem haver textos diversos, como, por exemplo, trechos de textos em prosa, poesias, notícias, etc. As perguntas também podem ter elementos não verbais, como figuras, charges, tabelas, infográficos e outros.

Essa prova deve exigir bastante interpretação de texto dos participantes do Enem 2023. Vale ressaltar que interpretação textual é o resultado da leitura qualitativa de um determinado texto e os aluno devem entender o material em múltiplos aspectos, sob diferentes ângulos.

O Enem pode envolver temas de diferentes áreas do conhecimento, o que, de acordo com professores de português, exige que o candidato demonstre capacidade de compreender, analisar e interpretar textos, para além das disciplinas.

Leia também: Enem 2023 - veja dicas para fazer interpretação de textos

No Enem 2022,  prova de Linguagens e Códigos dialogou com temas atuais da sociedade, como violação do estado democrático, presença das mulheres no universo do skate, preconceito racial e social.

Sendo assim, outra característica do exame dessa área do conhecimento é que costumam cair temas da atualidade. 

Quais temas mais caem na prova de Linguagens e Códigos do Enem?

Segundo um estudo realizado pelo Poliedro Educação, os temas mais frequentes no Enem nas provas que constituem a área de Linguagens e Códigos são:

  • Gramática e Literatura: Estrutura e formação das palavras - 23,8% 

  • Interpretação de Texto: Aspectos textuais - 33,3% 

  • Artes: Arte em nosso tempo - 36% 

  • Inglês e Espanhol: Interpretação de texto (enunciados) - 100% da prova

  • Educação Física: Influência da mídia sobre a imagem do corpo - 37,5%

Confira também:

Como estudar Linguagens e Códigos para o Enem?

O Enem é um exame que exige muita leitura, independente da área do conhecimento. "O primeiro passo para compreensão da questão é analisar o tipo de texto e dos gêneros textuais que a compõe, de maneira que isso será o ponto de partida para os processos de interpretação", destaca a professora de português. Maria Beatriz. 

Outra dica é pegar provas de outras edições do Enem e ver como os textos e materiais gráficos (fotos, quadros, charges, gráficos, mapas) estão presentes em Linguagens e Códigos. Depois, leia com atenção aos enunciados das questões e veja como a coletânea auxilia o estudante a encontrar a resposta. 

Por ser uma prova de muita interpretação, saber extrair a ideia principal do texto é fundamental. De acordo com o professor de Inglês do Poliedro Curso, Francisco Oliveira, as questões geralmente cobram a interpretação do tema central do texto, ou seja, dificilmente a resposta estará em uma frase ou trecho solto.

O Enem trabalha bastante o cunho social dos temas escolhidos, por isso, é importante estar atualizado sobre o que acontece nos noticiários para se ter uma base ao se deparar com diferentes assuntos nas provas. 

Rodrigo Shiroma, professor de Português do Poliedro Curso, ressalta que o Enem se relaciona muito com o contexto social e histórico do aluno. "Ele deve estar antenado a movimentos culturais, movimentos artísticos e sociais não só de hoje, mas também de outras épocas", destaca. 

E a bagagem cultural e conhecimento da história do país são características cobradas também na parte de literatura. Segundo a professora Rosana Sol, do Poliedro Curso, temas como Evolução do Teatro e Cinema no Brasil e Tendências musicais das décadas de 1960, 1970 e 1980 costumam aparecer na prova. 

Confira também: como estudar para a prova de Linguagens e Códigos do Enem

Enem 2023

O Enem 2023 será realizado nos domingos 5 e 12 de novembro em todo o Brasil. Normalmente, o cartão com o local de prova é liberado aos participantes no final do mês de outubro.

No segundo dia, será a vez de 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.

O resultado do Enem 2023 deve sair no dia 16 de janeiro de 2024. Com as notas em mãos, os estudantes poderão ingressar no ensino superior, por meio de programas do Ministério da Educação (SiSU, ProUni e Fies) e por vestibulares.

Saiba tudo sobre o Enem 2023

Assista às nossas videoaulas