Professores e alunos comentam as provas de Linguagens e redação do Enem 2022

Estudantes e professores acharam os textos mais acessíveis com relação a outras edições
Em 13/11/2022 19h54 , atualizado em 13/11/2022 21h24 Por Miguel Souza

Professores e alunos comentam provas do 1° dia do Enem 2022
Professores e alunos comentam provas do 1° dia do Enem 2022
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Hoje, 13 de novembro, foram aplicadas as provas do 1° dia do Exame Nacional do Ensino Médio 2022. Os alunos elaboraram uma redação com o tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", e responderam questões de objetivas de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas.

Sobre as provas de Linguagens, Vivian Ulhôa, coordenadora pedagógica do Poliedro Colégio, afirmou que o exame seguiu a tendência dos últimos anos, sendo uma prova de muita leitura e interpretação.

A coordenadora ainda disse que em geral os textos estavam acessíveis, com exceção de alguns textos literários de vocabulário mais rebuscado. Maria Eduarda, estudante de Anápolis (GO) que fez o Enem 2022 hoje, disse que a prova foi relativamente tranquila e menos interdisciplinar em relação aos outros anos.

Achei uma prova mais de boa, que cansa menos, os textos estavam menos extensos, tinha muito texto, mas eles estavam menores, então estava bem mais tranquilo de ler

Maria Eduarda

O professor Reginaldo Leite, do Oficina do Estudante, enfatizou que a prova de Linguagens do Enem 2022 dialogou com temas atuais da sociedade, como violação do estado democrático, presença das mulheres no universo do skate, preconceito racial e social.

As questões de literatura trouxeram questões de Machado de Assis (com excertos de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Esaú e Jacó”), uma do Antônio Prata, uma do José Américo de Almeida, uma com um trecho de “Quarto de Despejo”, da Carolina Maria de Jesus).

Como já era esperado, pouquíssimas questões abordavam questões muito restritas à Gramática. A Interpretação de Texto e a Análise do Discurso foram muito mais cobradas nas questões de Língua Portuguesa, com alguns tópicos “clássicos” do ENEM aparecendo: tipologias textuais, composição de gêneros discursivos e funções da linguagem.

Vivian Ulhôa

O estudante Thalles Barbosa de Pires do Rio (GO), achou a prova mais difícil de ser interpretada, com textos menores com relação aos últimos anos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
 

Prova de inglês

De acordo com a professora do Poliedro, as questões de Inglês trouxeram textos-fonte mais longos, mas com enunciados direcionados e objetivos. A temática de tecnologia e das redes sociais foi frequente, com questões abordando aplicativos de relacionamento e mecanismos de funcionamento do Instagram.

O tema de gênero apareceu tanto na prova de Inglês como em toda a prova de Linguagens. Na de Inglês, havia uma questão que tratava de uma nova versão do jogo “Cara a cara” só com mulheres importantes de História, como Malala, Amelia Earhart, entre outras.

Para Amanda Morais, professora de Inglês do Colégio Objetivo, a prova exigiu que o aluno tivesse um bom conhecimento de vocabulário e boa interpretação de texto. A prova abordou diversos gêneros textuais como tirinhas, poemas e mídias sociais.

Prova de Espanhol

As questões de espanhol trouxeram textos um pouco mais desafiadores no vocabulário, porém, com enunciados também bem claros e direcionados. Uma letra de Mercedes Sosa “Los Niños de nuestro olvido” fazia uma crítica social sobre o menor em situação de rua. 

Apareceu também um texto publicitário do governo mexicano que visava conscientizar a população sobre o uso e a importância da preservação de uma língua indígena da região.

Questões de arte

Dentre as questões de Artes, havia duas bastante interessantes: uma sobre Minimalismo, abordando a ideia de que Minimalismo, embora não fosse um movimento artístico organizado, trazia características em comum dentre as obras que os críticos consideravam minimalistas, e as críticas em si que eles faziam a essas características.

E outra que comparava a obra “In absentia”, de Regina Silveira (1983), com um texto explicando o estilo e a intenção de Marcel Duchamp em suas obras - em especial, “Roda de Bicicleta” (1913). Além disso, uma questão de música explorou a inovação trazida por Chico Science à produção musical de sua região. 

Redação Enem 2022

Sobre o tema da redação do Enem 2022, a professora Maria Beatriz, do Brasil Escola, enfatizou a importância do ENEM abordar a questão dos povos originários, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, ciganos etc.

Um tema de valor cultural imensurável, que não deixa de lado os aspectos sociais de desigualdade e exclusão e aborda, ainda, aspectos ambientais. Afinal, são esses povos referência em responsabilidade de preservação ambiental. Muitíssimo interessante. Espero que tenha despertado também nos estudantes o senso de importância de visibilidade a esses grupos.

Maria Beatriz

Para o professor de redação do Brasil Escola, João Carlos, o tema da redação do Enem segue uma tradição de recorte social de temas de edições anteriores. O professor ainda afirma que a coletânea de textos do exame trouxe conceitos de povos tradicionais, com exemplos e informações necessárias quanto a discussão dos desafios de valorização desses povos. 

Ainda de acordo com o professor, a própria "desafios" foi importante para desenvolver a ideia da redação. 

Se existem desafios para a valorização desses povos é porque essa valorização, que é algo positivo, não está sendo feito de forma adequada como deveria. Já é um indício do que a gente precisa pensar para articular alguma argumentação, levantar uma questão social, fazer uma crítica para o texto ficar bem argumentativo.

João Carlos

Correção comentada Enem 2022

O Brasil Escola, em parceria com os cursos Poliedro e Oficina do Estudante de São Paulo, fará a correção comentada do Enem 2022 de forma gratuita e em tempo real hoje, a partir das 19h.