Temas da atualidade envolvem discussões importantes para as provas do Enem 2023. Nesse sentido, uma importante dica para os candidatos é compreenderem assuntos que estão em alta nos debates sociais.
Fatos que se tornam notícias ou questões políticas, econômicas e sociais que são vivenciadas pela sociedade são elementos essenciais que podem surgir em provas como o Enem, defende Mateus Fernando de Oliveira, professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do Colégio Positivo.
Para ajudar os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o educador lista abaixo sete livros que apresentam discussões sobre temas da atualidade. Confira!
Leia também: Assuntos atuais que podem ser cobrados no Enem 2023
7 livros sobre temas da atualidade para o Enem 2023
Confira sete livros sobre temas da atualidade que ajudarão na preparação para o Enem 2023:
1) Pequeno Manual Antirracista - Djamila Ribeiro
Nesta obra, a filósofa contemporânea Djamila Ribeiro apresenta lições e questões para compreender o racismo estrutural e de que forma ele é instaurado no Brasil. A autora faz reflexões e apresenta caminhos para que os leitores possam combater o racismo e a naturalização das práticas racistas.
2) E se Obama fosse africano? - Mia Couto
O autor moçambicano aborda questões como corrupção, autoritarismo, ódio racial, ganância e intolerância religiosa. A obra também evidencia as riquezas culturais do continente africano apartir dos elementos das culturas locais.
3) A Civilização do Espetáculo: uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura - Mario Vargas Llosa
Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa, escritor peruano, traz reflexões acerca da cultura e da arte. Isso é feito a partir da perspectiva da banalização das artes e da literatura relacionada ao triunfo do sensacionalismo na comunicação social e das frivolidades da política.
4) Ideias para adiar o fim do mundo - Ailton Krenak
Membro da Academia Brasileira de Letras, o filósofo indígena enaltece diversas reflexões a respeito da ancestralidade e valorização dos povos originários brasileiros. No livro, o autor questiona o desenvolvimento moderno e a humanidade, e contribui no processo de desconstrução do preconceito estrutural contra os povos indígenas.
5) O despertar de tudo - David Graeber e David Wengrow
A obra apresenta o processo de desenvolvimento da agricultura e das cidades até as origens do Estado, da democracia e das desigualdades.
6) Flores da Batalha - Sérgio Vaz
A obra composta por poemas evidencia as dificuldades dos trabalhadores subalternizados brasileiros. Com isso, o autor enaltece as questões da periferia e traz reflexões sobre as comunidades periféricas que são negligenciadas na sociedade.
7) 21 lições do século XXI - Yuval Noah Harari
O professor de História Yuval Noah Harari mostra no livro os desafios do mundo atual, tais como as guerras nucleares, cataclismos ambientais, epidemias, fake news, ameaças de terrorismo, entre outros assuntos.
Confira também: Livros para os principais vestibulares do Brasil
Enem 2023
As provas do Enem 2023 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. Neste ano, mais de 3,9 milhões de candidatos confirmaram a inscrição no exame.
No primeiro dia, os participantes responderão a 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas, além da produção da redação. Já no segundo dia de avaliação, a prova contará com 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza.
Com o Enem é possível ingressar no ensino superior de diferentes formas. Uma delas é por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que oferece vagas em universidades públicas de todas as regiões brasileiras.
Saiba mais: Como usar a nota do Enem