Enem 2021 começa hoje com provas de redação, linguagens e humanas

Oferecimento:

Portões serão fechados às 13h e provas começam às 13h30. Brasil Escola fará a correção a partir das 19h30.

Em 21/11/2021 00h05
Por Adriano Lesme

Começam neste domingo, 21 de novembro, as provas impressas e digitais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. A partir das 13h30 os mais de 3 milhões de inscritos farão provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação.

Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário oficial de Brasília. Os participantes deverão comparecer com documento de identidade com foto, máscara facial e caneta de tinta preta (tubo transparente).

Entre 13h e 13h30, os participantes ficarão em sala de aula para procedimentos de identificação. Somente às 13h30 os cadernos de provas serão distribuídos aos estudantes.

Portões serão abertos e fechados de acordo com o horário de Brasília

O Inep recomenda aos estudantes levar o cartão de inscrição impresso para facilitar a localização da sala de prova. Também é permitido levar alimentos, garrafa com água, máscaras extras e tubo de álcool em gel.

O que levar para o Enem

  • Documento de identidade com foto;

  • Caneta de tinta preta e tubo transparente;

  • Máscara de proteção facial.

Os participantes podem levar o celular para o Enem, mas não é permitido entrar na sala de prova com o aparelho ligado. Por isso, os fiscais darão porta-objetos para que ele seja guardado, assim como demais itens que não são permitidos. O porta-objetos deve permanecer embaixo da carteira durante toda a prova. 

Veja o que levar e o que não levar para o Enem

Orientações e medidas de segurança

Os estudantes precisam seguir os protocolos de biossegurança contra a Covid-19 definidos pelo Inep. As principais orientações são:

  • Uso obrigatório de máscaras que cubram nariz e boca. É recomendado ao participante que leve mais máscaras para que possa realizar a troca de tempos em tempos. 

  • Será permitido utilizar luvas transparentes ou semi-transparentes durantes as provas.

  • Será permitido levar recipiente transparente com álcool em gel, apesar dos locais de prova disponibilizarem álcool para a higienização. 

  • Os participantes terão que autorizar a vistoria de seus objetos, artigos religiosos e itens de higiene. 

  • É recomendado que o participante leve sua própria garrafa com água.

  • Os participantes devem chegar com antecedência e ir direto para a sala de aula, sem se aglomerar na entrada dos locais e nos corredores. 

Os inscritos que faltarem às provas por estar com Covid-19 ou por apresentar sintomas da doença poderão solicitar a reaplicação, entre 29 de novembro e 3 de dezembro. O mesmo vale para outras doenças infectocontagiosas.

Provas

Somando os dois dias de provas, os participantes responderão 180 questões objetivas de múltipla escolha e terão que elaborar uma redação. Veja a distribuição:

1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 de Ciências Humanas

2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 de Matemática

Leia: estudantes nota 1000 no Enem dão dicas para a hora da redação

A duração deste primeiro dia de provas é de cinco horas e meia. No próximo domingo, a duração será de cinco horas. Os participantes só poderão sair com o caderno de prova meia hora antes do encerramento, ou seja, às 18h30 hoje e às 18h no segundo dia.

Alguns estudantes ganharam tempo adicional ao solicitar atendimento especializado no Enem e, nesses casos, sairão mais tarde.

As provas serão as mesmas para os participantes da versão impressa e inscritos no Enem Digital, diferentemente do que ocorreu na última edição.

Ao todo, 3.109.762 pessoas são esperadas para as provas de hoje e do próximo domingo, sendo 3.040.871 para a versão impressa e 68.891 para a digital.

Outros 280.145 estudantes farão provas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com os 71.511 inscritos como privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Enem PPL). São 3.461.418 inscritos somando a aplicação regular, reaplicação e Enem PPL.

Gabarito e correção

Os gabaritos oficiais do Enem 2021 serão divulgados somente no dia 1º de dezembro. No entanto, o Brasil Escola publicará a correção comentada com o gabarito extraoficial a partir das 19h30 dos dois dias de provas. A resolução será feita pelos professores do Poliedro Educação e do Colégio e Curso Oficina do Estudante.

No mesmo horário, os professores do Brasil Escola comentarão as provas em uma live com transmissão no YouTube e no TikTok.

Resultado

O Inep ainda não informou uma data para divulgação do resultado do Enem 2021. Como haverá reaplicação em janeiro, é provável que o resultado saia em fevereiro para os candidatos que concluíram o ensino médio.

Com as notas do Enem 2021 será possível participar das edições de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Brasileiros também podem estudar em Portugal usando as notas do Enem.