Estudantes começam a chegar aos locais de prova do Enem 2021

Expectativa maior dos jovens é com a prova de redação. Enem começa pontualmente às 13h30.
Em 21/11/2021 12h27 , atualizado em 21/11/2021 12h43 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os mais de 3 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já estão chegando aos locais onde serão aplicadas as provas de hoje, 21 de novembro. Neste primeiro dia, os estudantes farão a Redação e 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

A duração das provas de hoje é de cinco horas e meia. Os teste começam a ser realizados pontualmente às 13h30 e terminam às 19h. Os participantes só poderão sair com o caderno de prova meia hora antes do encerramento, ou seja, às 18h30.

Veja também: Professores comentarão provas do Enem 2021 em lives no YouTube e TikTok

O Brasil Escola foi a alguns locais onde ocorrerá o Enem 2021 para conferir a movimentação e a expectativa dos estudantes. Já de cara, notamos que o distanciamento entre os estudantes, exigido conforme o protocolo de biossegurança, não está sendo respeitado. Os inscritos estão aglomerados esperando o portão abrir. Também não há alguém da coordenação que esteja orientando sobre essas normas.

Os estudantes somente podem entrar ao local de prova até as 13h. Nesse horário, os portões serão fechados. Somente podem ingressar aos prédios os inscritos que estiverem usando máscara de proteção facial. Também é necessário levar documento de identificação oficial e caneta esferográfica de tinta na cor preta.Também é possível levar água e alimentos.

Expectativa pela redação

Marcela e Maria Eduarda viajaram para fazer o Enem 2021 em Goiânia

Marcela Adriane, 17 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio e Maria Eduarda Batista, 16 anos, aluna do segundo ano, chegaram à escola onde vão fazer provas em Goiânia às 11h30 para não correr o risco de não entrar. Amigas, elas vieram da cidade Hidrolândia, que fica a 40km da capital porque lá o Enem não será aplicado. 

Este é primeiro Enem que Marcela vai fazer. "Acho que a Redação será a prova mais difícil. Não faço ideia de qual será o tema. Mas, sinto que estou preparada, pois treinei bastante", comenta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Maria Eduarda vai fazer o Enem pela segunda vez. Treineira, ela está fazendo a prova para conhecer. "Espero fazer uma boa prova, mas não vi o conteúdo todo pois ainda estou no segundo ano. Minhas expectativas são boas para a redação", analisa.

Medicina

Matteus vai fazer o Enem para tentar o curso de Medicina

Matteus Ribeiro, 25 anos, chegou ao local de prova às 10h30, ou seja, foi um dos primeiros. Fazendo Enem pela terceira vez, o jovem quer usar as notas para tentar ingressar no curso de Medicina

"Estou com mais expectativa pela redação, que é prova na qual preciso tirar mais pontos. As outras provas são mais tranquilas, porque é mais interpretação", avalia.

A preocupação maior do aluno são com as provas do domingo que vem: Matemática e Ciências da Natureza. "São as provas que estou esperando mais. São as que mais temo também", afirma.

Gabarito e correção

Os gabaritos oficiais do Enem 2021 serão divulgados somente no dia 1º de dezembro. No entanto, o Brasil Escola publicará a correção comentada com o gabarito extraoficial a partir das 19h30 dos dois dias de provas. A resolução será feita pelos professores do Poliedro Educação e do Colégio e Curso Oficina do Estudante.

No mesmo horário, os professores do Brasil Escola comentarão as provas em uma live com transmissão no YouTube e no TikTok.

Resultado

O Inep ainda não informou uma data para divulgação do resultado do Enem 2021. Como haverá reaplicação em janeiro, é provável que o resultado saia em fevereiro para os candidatos que concluíram o ensino médio.

Com as notas do Enem 2021 será possível participar das edições de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Brasileiros também podem estudar em Portugal usando as notas do Enem.