12 matérias de Química para revisar antes do Enem 2018

Oferecimento:

Faltando poucos dias para as provas, veja o que revisar para se dar bem nas questões de Química.

Em 08/11/2018 14h00
Por Rafael Batista

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 será no próximo domingo, dia 11. Neste dia, os estudantes responderão questões de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Matemática.

Veja também:

Professor revela quais temas revisar para a prova de Biologia do Enem 2018

Professor dá dicas para a prova de Matemática do Enem 2018

Temida por muitos, a prova de Ciências da Natureza aborda três grandes área da Química: Físico-química, Química Geral e Química Orgânica. Com a ajuda do Professor Murilo “Xovem”, listamos 12 matérias de Química para revisar antes do Enem 2018

Química Geral

1. Para revisar o conteúdo para as provas do Enem 2018 é bom começar pelo básico. Segundo o professor, Modelos Atômicos pode ser o primeiro, focando especialmente na estrutura do átomo e na quântica.

2. Outra matéria importante e recorrente nas provas do Enem são os Métodos de Separação de Mistura e aplicação disso no cotidiano, como no tratamento de água e esgoto e na indústria alimentícia.

3. As Funções Inorgânicas também podem entrar na lista de revisões para as provas: ácidos, bases, sais e óxidos. Dentro desse tópico, destaca-se as reações de neutralização, com a reação de ácidos e bases, gerando novos produtos. Além disso, a Química Ambiental é outro conteúdo comum nas provas de Ciências da Natureza, por isso é importante conhecer as propriedades dos óxidos e como eles influenciam no meio ambiente.

4. Revise ainda Estequiometria e Soluções, pois são grandes as chances de ter questões sobre isso nas provas. É importante conhecer bem as unidades de medida da matéria, que é a base para o cálculo estequiométrico e os casos específicos: cálculos com massa, pureza e rendimento, etc. Aqui, a dica do professor Xovem é usar sempre a regra de três, simplificando o cálculo, por proporção

5. As Propriedades da Matéria, como ponto de fusão e ponto de ebulição deve entrar na lista de revisão também. Densidade, fenômenos físicos e fenômenos químicos merecem igual atenção.

Veja também: Professor dá dicas para a prova de Matemática

Físico-química

6. Na parte de Físico-química, há um destaque especial para pilhas e eletrólise, conceitos ligados à Eletroquímica. Fazendo um apanhado geral, é importante conhecer o conceito de Pilhas e os potenciais de oxidação e redução, além dos Metais de Sacrifício.

7. É de praxe nas provas de Química questões ligadas a Equilíbrio: definição, características, fatores de alteração e cálculo da constante. Revise também pH e pOH que podem cair nas provas do Enem.

8. Como o Brasil é cenário de um dos maiores acidentes radioativos da história, o Césio 137, a Radioatividade é um conteúdo comum nas provas. Portanto, entenda como funciona as emissões, tempo de meia vida e datação radioativa. Além do Césio 137, é bom conhecer um pouco do acidente de Chernobyl, na Ucrânia.

9. Dentro da Termoquímica, que estudo o calor envolvido nas reações e os combustíveis, é importante entender a definição de reação endotérmica e exotérmica, como é feito o cálculo do ΔH (DeltaH), a Lei de Hess, e como identificar os fatores em gráficos.

Química orgânica

10. A última área da Química, comum nas provas do Enem, é a Química Orgânica. A começar pelas Funções Orgânicas: identificação e características dos compostos orgânicos. Aqui pode ser feita uma relação com sabões detergentes.

11. As Reações Orgânicas também são recorrentes, por isso é importante entender as reações de esterificação e transesterificação. Essa última é a reação de produção de biodiesel e também merece atenção.

12. Por último, os Polímeros e suas reações de formação e características. Vale destacar as Amidas, que geram aminoácidos e proteínas. Estude também os polímeros naturais, por exemplo, a celulose.