Como se preparar para a redação do Enem 2024?

Faltam alguns meses para o Enem 2024, saiba como usar esse tempo na sua preparação para a redação do exame
Em 17/04/2024 10h58 , atualizado em 25/04/2024 14h50 Por Tiago Vechi

Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Redação no Enem traz insegurança para muitos alunos que prestarão o exame este ano. Afinal, não é simples introduzir um tema, desenvolver argumentos e concluir com uma proposta de intervenção, tudo isso em 30 linhas.

Mas, existem técnicas e dicas que garantem a produção de uma redação do padrão Enem de qualidade. Para ter acesso a essas informações, é necessário conversar com professores especialistas no assunto e que trabalhem com preparação para o Enem há anos.

Foi exatamente isso que fizemos. Conversamos com Thiago Braga, autor do sistema de Ensino pH e com Fabiula Neubern, coordenadora de redação do Curso e Colégio Poliedro, sobre como se preparar para a redação do Enem. Confira tudo que descobrimos!

Professora Fabiula Neubern

Como se preparar para a redação do Enem?

Antes de tudo, perguntamos como se preparar para a redação do Enem com os meses que faltam para o exame. O professor Thiago Braga recomendou aos alunos a correrem atrás de repertório cultural. 

Outro conselho do professor foi a prática semanal de redações aliada a correções. Ele destaca que é necessário refazer as redações após corrigidas, para que não se cometa os mesmos erros.

A professora Fabiula aconselhou, a quem fez o Enem do ano passado, olhar o espelho da redação e avaliar o desempenho dentro das 5 competências analisadas. Ela diz que isso é importante também para que o aluno identifique os seus pontos fortes.

 Além disso, Fabiula fala sobre a importância de ler a Cartilha do Participante:

Independentemente de ser a primeira vez ou não de realização do exame, a Cartilha do Participante é material base para a preparação, visto que todas as “regras do jogo” estão descritas nela.

Temas relevantes para a redação do Enem

O tema da redação do Enem é um dos grandes segredos que fica guardado até o dia de aplicação do exame. Entretanto, é possível treinar temas que já caíram e outros que têm grandes chances de aparecer, nos próximos exames.

Por isso, pedimos aos especialistas em redação que dessem dicas sobre quais temas vale a pena ficar de olho e ir treinando para a prova do Enem. Veja o que disseram! 

O autor Thiago destaca que os temas da redação do Enem costumam ser voltados para debates sociais da realidade brasileira. Ele diz:

São temas que vão gerar discussões em torno de problemas relevantes para a sociedade brasileira. Isso é garantido porque a prova exige que o aluno faça uma proposta de intervenção na redação, valendo 200 pontos. Então, certamente, virá um problema.

Thiago diz que, ultimamente, os temas têm tratado de questões relacionadas ao preconceito, como mulheres, racismo e intolerância religiosa. Mas, também, fala que ainda é cedo para tentar previsões para o tema deste ano. O único destaque que ele faz é para assuntos ambientais, como descarte do lixo, crise climática, agropecuária e desmatamento.

Fabiula também ressalta temas ambientais, com destaque para a “Importância de investimentos em prevenção contra desastres naturais". Além disso, a professora fala sobre os temas relacionados ao combate à miséria e das transformações digitais vindas com a Inteligência Artificial.

Por fim, Thiago fornece uma lista de temas que nunca caíram em redações do Enem e podem aparecer no Enem 2024:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • 1- Crise no sistema carcerário brasileiro

Na primeira delas, uma discussão sobre o sistema carcerário brasileiro é crucial. É um sistema que enfrenta muitas dificuldades em proteger os direitos humanos, praticamente não promove a ressocialização de presos e sofre com a presença de facções dentro das prisões, além da superlotação em níveis extremos. Portanto, este é um tema de extrema importância para ser discutido.

  • 2- Impacto da crise climática nas populações vulneráveis

No âmbito climático, podemos falar sobre a crise climática e seus efeitos no Brasil, especialmente em diferentes níveis socioeconômicos. Pessoas mais pobres enfrentam mais dificuldades em obter recursos para mitigar os efeitos dessa crise, resultando em maior sofrimento para elas.

  • 3- Desafios do saneamento básico no Brasil

Ano passado, falamos muito sobre marco do saneamento, em discussão no Senado. A questão do saneamento básico no Brasil ainda enfrenta diversas questões estruturais em várias cidades do país, que ainda carecem de saneamento. Sem dúvida, um tema que traria luz sobre essa questão, seria discutido por toda a sociedade, mostrando a importância desse assunto para todos os alunos, estudantes e cidadãos do país.

Redação do Enem: como fazer uma boa introdução e uma boa conclusão?

A Redação do Enem é feita em partes, introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada uma destas etapas têm estratégias definidas para serem bem feitas, pedimos aos professores para nos contarem técnicas de como estruturar estas fases do texto.

Thiago começa dizendo que é essencial a elaboração de um roteiro antes de começar a produzir a redação. Esse planejamento inicial é importante para que as partes do texto não fiquem desconexas e sigam um fio condutor.

A professora Fabiula fala que é importante fazer uma contextualização do tema, Thiago ressalta que o aluno, após a contextualização, deve estabelecer um posicionamento na introdução que reconheça as dimensões dos problemas apresentados pelo Enem no tema da redação. 

A professora disse:

Na última edição do Enem, alguns candidatos usaram o filme brasileiro “Que horas ela volta?” como contextualizador do tema do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres e escolheram a invisibilização da personagem Val como um elemento de acomodação da tese de que esse problema é estruturante na sociedade de classes, uma vez que as mulheres as quais predominantemente executam esse tipo de trabalho são como Val: pertencentes a grupos minoritários.

Em relação à conclusão, Fabiula indica uma estrutura boa para construir uma proposta de intervenção, sendo ela:

agente + ação + modo/meio + efeito/finalidade + detalhamento

Escolhendo argumentos para o desenvolvimento da redação do Enem

Por fim, colhemos dicas para escolha de argumentos para o desenvolvimento da redação do Enem. A professora Fabiula diz que o Poliedro fez um estudo sobre as redações nota mil nos últimos 4 anos do Enem, nesta análise, foram percebidas algumas tendências.

Uma delas foi a recorrência do argumento da “inoperância estatal”, ou seja, a não atuação do estado para a resolução do problema. Após citar este argumento, é preciso comprovar e explicar essa inoperância com dados e fatos. 

Thiago gravou um vídeo para ajudar os estudantes a escolher os argumentos, confira:


Relacionados

Aluno nota 1.000 na redação do Enem 2023 recomenda usar temas da atualidade
Usar temas da atualidade de geografia e sociologia como repertório cultural. Essa é a dica de Arthur, um dos 60 estudantes que tiraram nota 1.000 na redação do Enem 2023.
Notícias
Edital do Enem 2024 é liberado: veja datas e como funciona as provas
O edital do Enem 2024 foi publicado hoje no Diário Oficial da União (DOU). Clique e confira quais são as datas e regras das provas.
Notícias
Enem 2023: veja espelho da redação
O Inep divulgou o espelho da redação, confira esta e mais informações sobre a redação do Enem 2023.
Notícias
Enem 2024: confira quando as inscrições do exame começam
Confira quando começam as inscrições das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Clique e saiba mais!
Notícias
Espelho da redação do Enem 2023: confira exemplos de redações nota 1.000
O espelho da redação do Enem 2023 já foi divulgado. Estudantes escreveram sobre invisibilidade do trabalho realizado pela mulher no Brasil.
Notícias
Fuvest 2024: Aluno do 2ª ano do ensino médio tira nota máxima na redação
Conheça a história de Henrique Valente, 16 anos, que tirou nota máxima na redação do Vestibular 2024 da Fuvest quando estava no segundo ano do ensino médio.
Notícias
Isenção do Enem 2024: Inep encerra amanhã (26) prazo para solicitar benefício
Termina amanhã (26) o período para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024. Também encerra o prazo para justificativa de ausência no Enem 2023.
Notícias
Isenção do Enem 2024: participantes do Programa Pé-de-Meia têm direito à gratuidade
Inep reforçou hoje que participantes do programa Pé-de-Meia têm direito à isenção de taxa do Enem 2024. Estudantes devem pedir gratuidade até dia 26 de abril.
Notícias