As redações nota mil tiveram um aumento considerável nesta edição do Enem. Em 2022, foram 18 casos de nota máxima, já em 2023, um crescimento de mais de 300% foi registrado, foram 60 redações nota mil.
Para compreender o crescimento dessa pontuação, conversamos com Letícia Vicente, aluna do colégio Diocesano de Santa Luzia, que utilizou o SAS Plataforma de Educação que tirou mil na redação; e com a Ana Luiza Brochado, aluna do Curso Anglo que conseguiu alcançar 980 pontos na prova. Veja o que descobrimos!
Redação nota mil: o tema ajudou a conseguir essa nota?
Em relação ao tema cobrado neste ano e o aumento significativo das notas mil na redação, Rubens Lacerda, diretor de Avaliação da Educação Básica do Ministério da Educação, afirmou:
Foi um tema relevante socialmente, discutido amplamente. Isso permitiu que as pessoas tivessem condição para discutir esse tema com, não vou dizer facilidade, mas uma certa fluidez. E isso permitiu o aumento das notas mil este ano.
Perguntamos às alunas se o tema ajudou a conseguirem a nota. Letícia disse que ajudou “mais ou menos”, mas elogiou o tema e disse que há muito para se falar sobre o assunto. Dessa forma, ela pôde utilizar técnicas e abordagens trabalhadas nos textos anteriores.
Ana Luiza disse que o tema não ajudou, pois era muito extenso, diferente demais do ano anterior, e abria muitas possibilidades de fuga ao tema, que pode zerar sua redação.
Redação nota mil: dicas de preparação
Pedimos, também, para as estudantes fornecerem dicas para quem vai fazer a prova este ano. Letícia ressaltou a importância da tranquilidade e lembrou da necessidade de manter o esforço e a disciplina durante o ano. Veja o que ela falou:
O que me deixou satisfeita durante o ano foi manter a saúde mental em dia e acreditar que uma hora iria dar certo. Sem contar na boa preparação com muito esforço e disciplina.
Ana Luiza destaca a importância de conhecer a estrutura da redação do Enem, de se praticar pelo uma vez na semana e se manter informado com as atualidades. Além disso, ela recomenda cronometrar suas redações, explorar ao máximo os seus conhecimentos sobre cada assunto trabalhado e identificar/aprimorar seus pontos fracos.
Redação nota mil: como usar referências externas?
Quisemos saber como e quais referências elas utilizaram na construção do texto, Letícia nos disse:
Como repertórios, usei uma contextualização histórica sobre a origem do estereótipo de o trabalho da mulher ser voltado para esse cuidado. Chimamanda Adichie, com suas citações sobre como os estereótipos são prejudiciais, o livro “A casa das sete mulheres” de Letícia Wierzchowski, sobre as mulheres durante a Revolução Farroupilha e a fala de Ricardo Antunes sobre a precarização do trabalho.
Ana Luiza utilizou referências que vão de séries da Netflix até o Iluminismo Alemão, veja:
Sim, gosto muito de seriados e filmes, ao observar o tema não pude deixar de citar a série "Coisa Mais Linda" da Netflix. Além de citar a filósofa Simone de Beauvoir que expressa: “Não nasce mulher, torna-se” e o ideal do filósofo Immanuel Kant que explícita sobre o conhecimento de uma visão iluminista.
As duas afirmaram que os textos de apoio serviram como referência e base para compreensão do tema e determinar os caminhos da redação.
Redação nota mil: estrutura e preparação
Ana Luiza e Letícia compartilharam conosco a preparação que tiveram e comentaram sobre o acesso aos recursos que tiveram disponíveis. As duas deram destaques aos professores que as acompanharam nessa trajetória.
Letícia falou sobre como o educador Lucas Vinicius sempre a ajudou com uma boa didática e Ana contou sobre como a professora Daniela Toffoli mudou seu jeito de enxergar a redação.
Elas também ressaltaram a estrutura que tiveram acesso graças a seus cursos e a também destacaram a importância de realizar simulados e de se ter uma equipe disposta a tirar suas dúvidas.