Topo
pesquisar
Em 17/01/2012 08h16

A partir desse ano MEC irá liberar acesso às redações corrigidas do Enem

Notícias

Órgão reconheceu ainda que 129 redações do Enem 2011 continham erro material na correção. Por Dayse Luan
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem, 16 de janeiro, que, para cumprir um acordo firmado com o Ministério Público Federal (MPF) em 2011, todos os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão acesso às suas redações corrigidas a partir desse ano.

Essa é uma resposta ao pedido do MPF do Ceará e da Defensoria Pública do Rio de Janeiro que será encaminhada à Justiça Federal. No ano passado, esses órgãos entraram com ações para que o MEC mostrasse a todos os estudantes que fizeram o Enem 2011 a correção de suas redações. Vale lembrar, que a possibilidade de recurso aos candidatos ainda não foi concedida.

A justificativa do MEC para não ter atendido ao pedido antes é de que até o ano passado não havia uma ferramenta digital disponível para a consulta dos quatro milhões de participantes às folhas de resposta que trazem a correção da redação. Porém, como o sistema utilizado no último Enem e no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) não apresentou problemas, ele poderá ser utilizado para a visualização das redações.

Erros de correções

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Também nesta segunda-feira, o MEC admitiu que 129 redações do Enem 2011 tiveram erro material. Tal falha consiste, por exemplo, em um número trocado no envelope de identificação ou quando uma prova não é escaneada corretamente e fica em branco.

O órgão revelou que alguns casos foram percebidos antes da divulgação do resultado do exame, já outros só após o pedido judicial de vista de prova feito por alguns candidatos. Porém, afirmou ainda que todas as alterações foram comunicadas aos estudantes.

Na última edição do Enem, o MEC recebeu 122 pedidos judiciais para vista da prova da redação e todos foram atendidos. Desses, 79 solicitaram também a revisão das notas, mas somente um foi atendido, o de um estudante de São Paulo. O caso da alteração da nota de um aluno de Minas Gerais não foi necessário entrar com ação na Justiça.

Veja também:
16/01 - ProUni 2012/1 soma quase 500 mil inscritos somente no final de semana
O que você achou das provas do Enem 2011?

Por Dayse Luan
Com informações da Agência Brasil

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola