Participante do Enem conseguiu rever a nota da redação

MEC alterou nota de zero para 880 pontos após colégio fazer pedido na Justiça.
Em 04/01/2012 16h57 , atualizado em 05/01/2012 13h29 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Um estudante de São Paulo teve a sua nota da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 alterada de zero para 880 pontos após pedir para ver sua prova através de ação na Justiça. A informação é do Portal R7.

O pedido foi feito pelo colégio Lourenço Castanho, onde o aluno estuda. Logo após o resultado do Enem 2011, a diretora da escola, Silvia Golveia, recebeu uma ligação do estudante se dizendo assustado por ter tirado zero na redação. Silvia estranhou a nota, pois o aluno sempre foi um dos melhores do colégio.

A redação foi anulada por conter “impropérios”, mas o estudante afirma não ter feito qualquer tipo de rabisco ou outra ação que pudesse resultar na anulação da prova. Após a solicitação feita pelo colégio, o Ministério da Educação (MEC) ligou para o estudante informando que sua nota havia sido revista e passado de zero para 880 pontos. Entretanto, o MEC não mostrou a folha de redação ao estudante.

O fato abre precedente para que outros estudantes entrem com ação na Justiça para ver a prova de redação ou exigir nova correção. A redação do Enem passa pelas mãos de dois corretores e, quando há diferença maior de 300 pontos entre as correções, um terceiro corretor analisa a prova e passa a valer a nota dada por ele.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No ano passado, a Justiça Federal determinou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do MEC responsável por aplicar as provas do Enem, incluísse no edital do exame nacional uma cláusula que possibilitasse aos candidatos ver a prova de redação corrigida. A determinação foi suspensa após recurso.

A presidente do Inep, Malvina Tuttman, disse que o governo está cogitando a possibilidade de encaminhar a redação do Enem corrigida a todos os candidatos. No entanto, isso só seria possível a partir do segundo semestre deste ano.

SiSU sem redação

Na última segunda-feira, dia 02, o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) apresentou um pedido à Justiça Federal para que a nota da redação do Enem 2011 não seja considerada no cálculo da pontuação dos candidatos que irão participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Segundo o procurador da República Oscar Costa Filho, a nota da redação do Enem não pode ser combinada com as notas das quatro provas objetivas por seguir um critério de cálculo diferente. As questões objetivas são corrigidas por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI), a qual o valor de cada questão é determinado pelo número de acertos.

Veja também:
Pratique sua redação
A redação no Enem

Por Adriano Lesme