Mais um candidato tem nota da redação do Enem 2011 alterada

Além disso, Inep calculou errada a nota de outro estudante.
Em 13/01/2012 08h24 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) alterou na última terça-feira, 10 de janeiro, a nota de outro candidato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Dessa vez, a nota de um aluno de Minas Gerais passou de zero para 440 pontos.

Porém, neste caso não houve participação da Justiça. O estudante entrou em contato com o Inep através do telefone disponibilizado pelo órgão, o Fala Brasil 0800 616161. O instituto reconheceu o erro e fez a correção. Essa foi a segunda nota alterada na redação do Enem.

A falha ocorreu em razão do número de identidade que havia na folha de redação não ser o do candidato. No dia da prova o estudante percebeu que a numeração estava errada e comunicou ao fiscal, que registrou o problema em ata. Porém, durante a correção isso não foi corrigido e o aluno teve sua nota zerada, como se ele não tivesse comparecido à prova.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cálculo errado

Em outro episódio, um candidato do Rio de Janeiro que conseguiu ter acesso à sua redação corrigida percebeu um erro de cálculo. A soma dos pontos atribuídos em cada um dos cinco itens que são avaliados na redação totalizava 520, mas a pontuação recebida era de 500. Cada uma das competências vale até 200 pontos, entre elas estão o domínio da norma culta e a compreensão do tema proposto.

O Inep alegou que esse teria sido um erro de digitação. A 20ª Vara Federal do Rio de Janeiro determinou que o órgão fizesse a correção até ontem, 12 de janeiro, devido ao final das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O instituto atendeu a determinação.

Veja também:
11/01 - Enem 2011: Redação do estudante que teve nota alterada tinha dois erros de correção
10/01 - Ministério da Educação divulga regras do ProUni 2012

Por Dayse Luan