100 dias para o Enem 2020: veja dicas de estudos para o exame

Provas serão realizadas em 2021 por causa da pandemia de Covid-19. Aproveite o tempo para se preparar!
Em 07/10/2020 09h20 , atualizado em 16/10/2020 09h07 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Faltam 100 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A aproximação das provas costuma gerar ansiedade e dúvidas nos estudantes, imagina em época de pandemia?! Mais de 5,7 milhões de participantes são esperados para as provas que serão aplicadas em 2021 por causa da Covid-19.

Saiba tudo sobre o Enem 2020

As novidades do Enem 2020 não são só baseadas na Covid-19, cenário que exigirá dos participantes o uso de máscara durante as provas, higienização e
distanciamento social. O exame estreia uma nova versão: o Enem Digital

As tradicionais provas impressas serão aplicadas em 17 e 24 de janeiro de 2021, já o Enem Digital será realizado em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. O exame permanece com 90 questões por domingo, sendo a redação no primeiro dia. 

A realidade pode preocupar, estudantes tiveram suas aulas presenciais suspensas e o ensino a distância nem sempre alcança igualmente a todos. No entanto, que tal aproveitar que as provas serão aplicadas em 2021 e utilizar tal período para intensificar os estudos sem sair de casa?

Veja algumas dicas de como se preparar a 100 dias do Enem 2020!

1 - Mantenha o ritmo de estudos

De acordo com o coordenador do curso Poliedro, Márcio Guedes, o segundo semestre é o período em que os estudantes sentem maior pressão e as cobranças aumentam. "Agora não é hora de se deixar abalar! Continue com foco total nos estudos, siga as orientações dos professores e confie no esforço que fez ao longo do ano". 

O tempo maior para o Enem pode ajudar o estudante a conciliar a rotina escolar, mesmo que em casa, com a preparação para o exame. 

2 - Leia o Edital

O edital do Enem serve de guia para o participante, já que o documento traz o formato das provas, as regras, o que é cobrado no exame, sua composição, a pontuação da redação e como são corrigidas as questões objetivas. 

Veja o edital do Enem Impresso

Confira o edital do enem Digital

A leitura do edital é importante para o estudante ter noção de como é o Enem e quais as exigências do Inep. Ler o regulamento é fundamental para evitar surpresas desagradáveis no momento das provas e ainda auxilia na preparação para o exame. 

3 - Defina uma rotina e não se compare aos outros

Não se compare aos outros estudantes, considere o seu ritmo, facilidades e dificuldades na hora de montar uma rotina de estudos. "Pequenas variações do planejado podem acontecer e isso é normal. Mas, por termos criado a expectativa, nos decepcionamos. Um desgaste que poderia ser evitado", ressalta Márcio. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tenha um cronograma que leve em consideração a sua forma de estudar, o conteúdo em que precisa intensificar a preparação e o que pode ser apenas revisado. Acrescente ao seu plano de estudos os momentos para atividades físicas e lazer, isso dará disciplina e diminuirá a tensão do dia a dia. 

4 - Faça simulados

Treinar os seus conhecimentos sobre o conteúdo do Enem é uma maneira eficaz de estudar para o exame. O simulado Enem Brasil Escola é uma ótima ferramenta para a preparação on-line, já que traz as provas reais e ainda permite que o seu tempo seja cronometrado. 

5 - Assista às videoaulas

Videoaulas são uma ferramenta importante na preparação para o Enem, já que o conteúdo é passado ao aluno de forma fluída, dinâmica e com menor duração do que uma aula tradicional. 

Acesse o canal do Brasil Escola no YouTube e assista às videoulas com professores especialistas no Enem, confira dicas sobre o exame e tire suas dúvidas sobre as provas.

6 - Confira os temas que mais caem no Enem

Saber quais os temas que mais caem no Enem facilita a organização das disciplinas a serem estudadas. Dê mais espaço no seu cronograma para os assuntos mais recorrentes nas provas, pois as chances deles aparecerem novamente são maiores. 

7 - Consulte as provas anteriores

O Inep libera os cadernos de prova e os gabaritos do Enem para que os estudantes possam conhecer e conferir as respostas. 

Veja as provas anteriores do Enem

Estudar para o Enem por suas provas passadas é uma ótima maneira de preparação. Leia atentamente os textos e enunciados do exame, veja como os assuntos são cobrados em cada área do conhecimento, treine respondendo as questões e aproveite para comparar com o gabarito. 

8 - Tire um tempo para descansar

Estudar horas sem descansar não é a melhor saída para quem se prepara para o Enem. A falta de pausas entre os estudos pode causar sobrecarga física e emocional. 

Tente descansar de cinco a dez minutos a cada uma hora de estudos. Faça alongamentos, ande um pouco e procure trabalhar a respiração. 

Aproveite as dicas de preparação para o Enem 2020 e arrase nas provas!
 


Relacionados

Enem 2020 tem 5,7 milhões de inscrições confirmadas
O Inep informou hoje, 23,06, que 5,7 milhões de inscrições foram confirmadas no Enem 2020. Enquete está aberta para definir datas de provas.
Notícias
Enem 2020 terá quase 50 mil participantes com atendimento especializado
O Enem 2020 terá a participação de 47.847 estudantes que receberão algum tipo de atendimento especializado. Veja as adaptações para os participantes.
Notícias
Enem 2020 terá salas especiais para participantes do grupo de risco para coronavírus
O Inep informou hoje, 24/11, novas medidas de segurança para a aplicação do Enem 2020. Veja as informações!
Notícias
Enem 2020: Cursinho gratuito de Brasília recebe inscrições
Estão abertas as inscrições do cursinho #Aprova+, preparatório para o Enem 2020. Prazo segue até 30 de outubro.
Notícias
Enem 2020: Inep divulga novas datas de aplicação das provas
O Inep divulgou hoje, 08/07, as novas datas para aplicação das provas do Enem 2020. Veja como ficou o cronograma!
Notícias
Enem 2020: cursinho gratuito abre inscrições no Mato Grosso
O cursinho Pré-Enem Digital Gold, no Mato Grosso, está com inscrições abertas para as aulas. Prazo vai até 2 de novembro.
Notícias
Enem seriado será realizado em datas diferentes do exame tradicional
O Inep divulgou novas informações sobre a versão seriada do Enem, que será realizada a partir de 2021. As provas do Enem Seriado serão totalmente digitais.
Notícias
IFAM divulga informações sobre Vestibular 2021
O IFAM divulgou as informações para o Vestibular 2021. Edital da seletiva deve ser liberado em janeiro.
Notícias