Faltam 100 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A aproximação das provas costuma gerar ansiedade e dúvidas nos estudantes, imagina em época de pandemia?! Mais de 5,7 milhões de participantes são esperados para as provas que serão aplicadas em 2021 por causa da Covid-19.
As novidades do Enem 2020 não são só baseadas na Covid-19, cenário que exigirá dos participantes o uso de máscara durante as provas, higienização e
distanciamento social. O exame estreia uma nova versão: o Enem Digital.
As tradicionais provas impressas serão aplicadas em 17 e 24 de janeiro de 2021, já o Enem Digital será realizado em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. O exame permanece com 90 questões por domingo, sendo a redação no primeiro dia.
A realidade pode preocupar, estudantes tiveram suas aulas presenciais suspensas e o ensino a distância nem sempre alcança igualmente a todos. No entanto, que tal aproveitar que as provas serão aplicadas em 2021 e utilizar tal período para intensificar os estudos sem sair de casa?
Veja algumas dicas de como se preparar a 100 dias do Enem 2020!
1 - Mantenha o ritmo de estudos
De acordo com o coordenador do curso Poliedro, Márcio Guedes, o segundo semestre é o período em que os estudantes sentem maior pressão e as cobranças aumentam. "Agora não é hora de se deixar abalar! Continue com foco total nos estudos, siga as orientações dos professores e confie no esforço que fez ao longo do ano".
O tempo maior para o Enem pode ajudar o estudante a conciliar a rotina escolar, mesmo que em casa, com a preparação para o exame.
2 - Leia o Edital
O edital do Enem serve de guia para o participante, já que o documento traz o formato das provas, as regras, o que é cobrado no exame, sua composição, a pontuação da redação e como são corrigidas as questões objetivas.
Veja o edital do Enem Impresso
Confira o edital do enem Digital
A leitura do edital é importante para o estudante ter noção de como é o Enem e quais as exigências do Inep. Ler o regulamento é fundamental para evitar surpresas desagradáveis no momento das provas e ainda auxilia na preparação para o exame.
3 - Defina uma rotina e não se compare aos outros
Não se compare aos outros estudantes, considere o seu ritmo, facilidades e dificuldades na hora de montar uma rotina de estudos. "Pequenas variações do planejado podem acontecer e isso é normal. Mas, por termos criado a expectativa, nos decepcionamos. Um desgaste que poderia ser evitado", ressalta Márcio.
Tenha um cronograma que leve em consideração a sua forma de estudar, o conteúdo em que precisa intensificar a preparação e o que pode ser apenas revisado. Acrescente ao seu plano de estudos os momentos para atividades físicas e lazer, isso dará disciplina e diminuirá a tensão do dia a dia.
4 - Faça simulados
Treinar os seus conhecimentos sobre o conteúdo do Enem é uma maneira eficaz de estudar para o exame. O simulado Enem Brasil Escola é uma ótima ferramenta para a preparação on-line, já que traz as provas reais e ainda permite que o seu tempo seja cronometrado.
5 - Assista às videoaulas
Videoaulas são uma ferramenta importante na preparação para o Enem, já que o conteúdo é passado ao aluno de forma fluída, dinâmica e com menor duração do que uma aula tradicional.
Acesse o canal do Brasil Escola no YouTube e assista às videoulas com professores especialistas no Enem, confira dicas sobre o exame e tire suas dúvidas sobre as provas.
6 - Confira os temas que mais caem no Enem
Saber quais os temas que mais caem no Enem facilita a organização das disciplinas a serem estudadas. Dê mais espaço no seu cronograma para os assuntos mais recorrentes nas provas, pois as chances deles aparecerem novamente são maiores.
7 - Consulte as provas anteriores
O Inep libera os cadernos de prova e os gabaritos do Enem para que os estudantes possam conhecer e conferir as respostas.
Veja as provas anteriores do Enem
Estudar para o Enem por suas provas passadas é uma ótima maneira de preparação. Leia atentamente os textos e enunciados do exame, veja como os assuntos são cobrados em cada área do conhecimento, treine respondendo as questões e aproveite para comparar com o gabarito.
8 - Tire um tempo para descansar
Estudar horas sem descansar não é a melhor saída para quem se prepara para o Enem. A falta de pausas entre os estudos pode causar sobrecarga física e emocional.
Tente descansar de cinco a dez minutos a cada uma hora de estudos. Faça alongamentos, ande um pouco e procure trabalhar a respiração.
Aproveite as dicas de preparação para o Enem 2020 e arrase nas provas!