Whatsapp
Em 28/01/2011 08h50 , atualizado em 02/09/2021 09h34

Curso Alberto Santos Dumont (CASD)

Cursinhos comunitários

Projeto gratuito prepara estudantes de São José dos Campos para vestibulares e Enem. Por Lorraine Vilela Campos
Pré-Vestibular atende a comunidade da região de São José dos Campos
Pré-Vestibular atende a comunidade da região de São José dos Campos
PUBLICIDADE

O Curso Alberto Santos Dumont (CASD) é um pré-vestibular gratuito de São José dos Campos, em São Paulo, que prepara estudantes em situação de vulnerabilidade social para vestibulares de universidades públicas. 

O CASD foi criado na década de 1970 para preparar estudantes para o Vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), projeto então implantado pelos alunos da própria instituição. Por problemas internos, o preparatório acabou fechando as turmas. 

Na década de 1990, o CASD foi reaberto e teve seu foco ampliado para os vestibulares em geral, deixando de ser exclusivo para a preparação do ITA. Apesar da volta das atividades em 1993, a regulamentação veio em 1997, assim como o atual modelo de curso adotado pelo pré-vestibular. 

Leia também: 10 dicas para passar no vestibular do ITA

Em 2010, a organização decidiu ampliar o preparatório para os estudantes do ensino fundamental, dando aos alunos dos 8º e 9º anos um estudo aprofundado, maiores chances de ingresso em escolas de referência, como a Escola de Preparação de Cadetes do Ar (EPCAr), e preparando-os para as olimpíadas científicas

O projeto para o novo público ganhou nome de CASDinho, enquanto o pré-vestibular ficou conhecido como CASDvest.

Os cursos

A oferta do CASDvest é de 520 vagas gratuitas por ano, já o CASDinho tem 240 oportunidades (180 para alunos do 9º ano do ensino fundamental e 60 para estudantes do 8º).

Os candidatos fazem a inscrição de forma on-line, com taxa simbólica de R$ 10, e são avaliados por meio de provas e análise socioeconômica (em calendário previamente definido e divulgado pela organização). 

O material didático é gratuito e fornecido por meio de uma parceria com instituições de ensino localizadas em São José dos Campos. 

Turmas

As aulas dos CASD são ministradas por estudantes do ITA e de outras instituições, além de professores voluntários. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira os diferentes cursos e turmas oferecidos em cada modalidade do CASD.

CASDinho

Curso Extensivo

Curso com aulas de janeiro a novembro, aos sábados e domingos, das 8h às 13h30. Prepara os estudantes do ensino fundamental para os vestibulinhos (seleção de ingresso no ensino médio) das principais escolas da região, como é o caso do Colégio da Embraer.

Cursos de Olimpíadas

Curso voltado para alunos selecionados para participar de Olimpíadas científicas de Matemática, Física, Astronomia e Informática, por exemplo. 

Curso EPCAr 

Curso destinado aos alunos destaques. Tal turma prepara os estudantes para o ingresso na Escola de Preparação de Cadetes do Ar (EPCAr).

CASDvest

Curso Extensivo

Curso destinado a todos os participantes do CASDVest, o Extensivo prepara os alunos para os principais vestibulares do país. As aulas vão de janeiro a novembro, sendo de segunda a sexta-feira, das 18h15 às 22h45, e das 13h30 às 17h30 aos sábados.

Nos últimos anos, a taxa de aprovação do CASDvest nos vestibulares de universidades públicas passa dos 40%.

Curso Intensivo

Voltado para a preparação no Enem, o Intensivo vai de maio a novembro e tem aulas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h40, e das 13h30 às 17h40 aos sábados.

O CASDVest procura também auxiliar o estudante na orientação vocacional, informando sobre os vestibulares do país e cursos disponíveis, além de promover o feirão de profissões.

CASDinho e CASDvest contam também com plantões de dúvidas, aulas de reforço, aulas extras de redação e apoio de psicólogos e assistentes sociais. 

CASD
Endereço: Rua Tsunessaburo Makiguti, 139 – Floradas de São José – São José dos campos – SP
Site: cursosantosdumont.org.br/
Facebook: CASDvest 
Instagram: @casdsjc 

Artigos Relacionados
Cursinho da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP) é um preparatório para vestibular e Enem.
Saiba como funciona o Cursinho da Poli, pré-vestibular tradicional de São Paulo. Conheça também os cursos oferecidos para os vestibulandos de Medicina.
O CASD, preparatório gratuito para vestibulares em São José dos Campos, está com as inscrições abertas para o Extensivo 2017.
Pré-vestibular gratuito atende a estudantes de baixa renda das zonas leste e sul de São Paulo.
O Curso Preparatório Para Enem e Vestibulares do IFSP São Carlos atende gratuitamente estudantes de escolas públicas, na cidade de São Carlos/SP.
Prazo vai até agosto para as 590 vagas ofertadas em São José dos Campos. Elas estão divididas entre o intensivo e extensivo.
Conheça o ITAFRO, cursinho gratuito de São Paulo/SP destinado aos estudantes negros que desejam fazer o Vestibular do ITA. Criado em 2018, após a adoção de cotas nas seleções das Forças Armadas, o projeto conta com aulas focadas no processo seletivo do instituto e tem avaliações semanais que premiam as três melhores notas com bônus em dinheiro.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES