Curso Alberto Santos Dumont (CASD)

Projeto gratuito prepara estudantes de São José dos Campos para vestibulares e Enem.
Por Lorraine Vilela Campos

Pré-Vestibular atende a comunidade da região de São José dos Campos
Pré-Vestibular atende a comunidade da região de São José dos Campos
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Curso Alberto Santos Dumont (CASD) é um pré-vestibular gratuito de São José dos Campos, em São Paulo, que prepara estudantes em situação de vulnerabilidade social para vestibulares de universidades públicas. 

O CASD foi criado na década de 1970 para preparar estudantes para o Vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), projeto então implantado pelos alunos da própria instituição. Por problemas internos, o preparatório acabou fechando as turmas. 

Na década de 1990, o CASD foi reaberto e teve seu foco ampliado para os vestibulares em geral, deixando de ser exclusivo para a preparação do ITA. Apesar da volta das atividades em 1993, a regulamentação veio em 1997, assim como o atual modelo de curso adotado pelo pré-vestibular. 

Leia também: 10 dicas para passar no vestibular do ITA

Em 2010, a organização decidiu ampliar o preparatório para os estudantes do ensino fundamental, dando aos alunos dos 8º e 9º anos um estudo aprofundado, maiores chances de ingresso em escolas de referência, como a Escola de Preparação de Cadetes do Ar (EPCAr), e preparando-os para as olimpíadas científicas

O projeto para o novo público ganhou nome de CASDinho, enquanto o pré-vestibular ficou conhecido como CASDvest.

Tópicos deste artigo

Os cursos

A oferta do CASDvest é de 520 vagas gratuitas por ano, já o CASDinho tem 240 oportunidades (180 para alunos do 9º ano do ensino fundamental e 60 para estudantes do 8º).

Os candidatos fazem a inscrição de forma on-line, com taxa simbólica de R$ 10, e são avaliados por meio de provas e análise socioeconômica (em calendário previamente definido e divulgado pela organização). 

O material didático é gratuito e fornecido por meio de uma parceria com instituições de ensino localizadas em São José dos Campos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Turmas

As aulas dos CASD são ministradas por estudantes do ITA e de outras instituições, além de professores voluntários. 

Confira os diferentes cursos e turmas oferecidos em cada modalidade do CASD.

CASDinho

Curso Extensivo

Curso com aulas de janeiro a novembro, aos sábados e domingos, das 8h às 13h30. Prepara os estudantes do ensino fundamental para os vestibulinhos (seleção de ingresso no ensino médio) das principais escolas da região, como é o caso do Colégio da Embraer.

Cursos de Olimpíadas

Curso voltado para alunos selecionados para participar de Olimpíadas científicas de Matemática, Física, Astronomia e Informática, por exemplo. 

Curso EPCAr 

Curso destinado aos alunos destaques. Tal turma prepara os estudantes para o ingresso na Escola de Preparação de Cadetes do Ar (EPCAr).

CASDvest

Curso Extensivo

Curso destinado a todos os participantes do CASDVest, o Extensivo prepara os alunos para os principais vestibulares do país. As aulas vão de janeiro a novembro, sendo de segunda a sexta-feira, das 18h15 às 22h45, e das 13h30 às 17h30 aos sábados.

Nos últimos anos, a taxa de aprovação do CASDvest nos vestibulares de universidades públicas passa dos 40%.

Curso Intensivo

Voltado para a preparação no Enem, o Intensivo vai de maio a novembro e tem aulas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h40, e das 13h30 às 17h40 aos sábados.

O CASDVest procura também auxiliar o estudante na orientação vocacional, informando sobre os vestibulares do país e cursos disponíveis, além de promover o feirão de profissões.

CASDinho e CASDvest contam também com plantões de dúvidas, aulas de reforço, aulas extras de redação e apoio de psicólogos e assistentes sociais. 

CASD
Endereço: Rua Tsunessaburo Makiguti, 139 – Floradas de São José – São José dos campos – SP
Site: cursosantosdumont.org.br/
Facebook: CASDvest 
Instagram: @casdsjc