Whatsapp
Em 26/10/2013 00h01 , atualizado em 26/10/2013 07h23

Enem 2013 começa neste sábado com participação recorde

Notícias

Participantes devem levar documento de identidade e caneta de tinta preta. Correção inicia às 18h30. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

Os mais de 7 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, um recorde entre as edições, começam neste sábado, 26 de outubro, a responder as questões. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h, quando será dada a autorização para o início do exame. Os participantes devem seguir o horário de Brasília.

Tire suas dúvidas

Página da correção comentada

Hoje, os estudantes terão até às 17h30 para responder 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química). A partir das 15h o participante poderá deixar o local de prova, mas somente depois das 17h com o caderno de questões.

Os candidatos sabatistas (guardam o sábado por questão religiosa) farão as provas a partir das 19h, mas deverão chegar ao local de prova até às 13h. Eles ficarão em uma sala específica, acompanhado por fiscais, sem contato externo e sem poder usar livros e apostilas para estudo.

A partir das 18h30, o Brasil Escola irá disponibilizar em tempo real a correção comentada do primeiro dia do Enem 2013. A resolução das questões será feita pelos professores do Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP. Para acompanhar, basta acessar o link acima.

Amanhã, dia 27, das 13h às 18h, será aplicada a prova de redação, além das 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e das 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática). Para sair com o caderno de questões o participante deverá esperar até às 18h. A correção comentada começará às 19h.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Orientações

Nos dois dias de provas é preciso chegar com uma hora de antecedência, portando documento de identidade com foto e uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. O participante pode levar também alimentos e bebidas, como água em recipiente transparente e barras de chocolate e cereais. O Cartão de Inscrição é opcional.

Para as provas do Enem não é permitido utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, celular, relógio, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares. Esses objetivos deverão ser armazenados no porta-objetos com lacre fornecido e mantidos sob a cadeira.

O Ministério da Educação (MEC) afirmou que irá monitorar as redes sociais para identificar e punir os participantes que publicarem imagens de dentro dos locais de prova, até mesmo antes das 13h. No ano passado, 65 candidatos foram excluídos por esse motivo. Quem publicar imagens do caderno de questões durante as provas também poderá responder criminalmente.

Resultados

Os gabaritos oficiais do Enem 2013 serão divulgados apenas na quarta-feira, dia 30 de outubro, enquanto o resultado é esperado para o final de dezembro. Os participantes poderão requerer vista da prova de redação apenas para fins pedagógicos, pois continua proibido entrar com recurso. O MEC deve disponibilizar o espelho das redações em fevereiro de 2014.

Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2013 ou entre em contato com o MEC pelo telefone 0800 616161.

Por Adriano Lesme

Relacionados
Veja como uma alimentação correta pode ajudar os vestibulandos e participantes do Enem a enfrentar a maratona de estudos pré-vestibular.
Resolução das questões será realizada em tempo real pelos professores do Colégio Oficina do Estudante.
Correção comentada começa às 19h. Gabaritos oficiais serão liberados até quarta-feira.
Blog da Redação responde as principais perguntas enviadas pelos participantes do Enem 2013, antes das provas.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES