Whatsapp
Em 17/04/2019 14h02 , atualizado em 17/04/2019 14h29

Enem 2019: resultado da isenção e justificativa de ausência está disponível

Notícias

Candidatos já podem conferir o resultado da solicitação. Recursos devem ser apresentados entre os dias 22 e 26 de abril. Por Giullya Franco
Crédito da Imagem: brasil escola
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 17 de abril, o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. As solicitações foram enviadas entre os dias 1 e 10 de abril.

Veja o resultado do pedido de isenção do Enem

Os estudantes que ganharam a isenção no Enem 2018, faltaram às provas e justificaram para conseguir o benefício novamente também podem consultar o resultado. Este ano, a taxa de inscrição será de R$ 85.

Em relação ao Enem 2018, este ano o Inep registrou um número menor de solicitações para obter a isenção da taxa de inscrição. Para o Enem 2019, foram 3.687.527 pedidos de isenção da taxa de inscrição. Já em 2018 o número de solicitações havia sido de 3.818.663.

Recursos

Para os estudantes que tiveram seus pedidos de isenção ou de justificativa negados pelo Inep, os recursos poderão ser apresentados de 22 a 26 de abril. É necessário que o candidato esteja com a documentação comprobatória para pedir a revisão das análises feitas pelo Inep.

Veja a documentação para o recurso da isenção de taxa

Veja a documentação para o recurso da justificativa de ausência

Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 2 de maio. Os estudantes cujos recursos que não forem aceitos terão que preencher corretamente os dados de inscrição no Enem e gerar o boleto para pagamento da taxa.

Quem pode ter a isenção?

O direito de isenção da taxa foi oferecido aos seguintes candidatos:

  • estudantes do 3º ano do Ensino Médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Candidato que cursou todo o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e possui renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, por pessoa;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que tenha Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2019

As inscrições para o Enem 2019 serão realizadas entre os dias 6 e 17 de maio, e as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Confira o passo a passo para fazer sua inscrição no Enem

O primeiro dia de provas do Enem será composto por 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma Redação O segundo dia contará com 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. O resultado do Enem 2019 está previsto para janeiro de 2020. 

Para mais informações acesse a Página do Enem 2019 do Brasil Escola ou consulte o edital.

Relacionados
A prova do Enem acontece apenas uma vez no ano e é de extrema importância para todos os estudantes. Por isso, é preciso estar bem preparado. Neste ano as provas serão nos dias 3 e 10 de novembro.
Confira todas as etapas de como de se inscrever no Enem 2019 e não perca nenhum detalhe importante. Veja também como pedir isenção de taxa, as datas em que as provas deste ano serão realizadas dentre outras informações.
Confira todas as etapas da prova do Enem 2019 e saiba como elas serão. Veja também quantas questões há por disciplina e como é cobrada a redação.
Saiba como driblar os cinco principais medos de quem vai fazer o Enem e as provas de vestibulares.
Fique por dentro das datas do Enem 2019 e saiba quando serão iniciadas as inscrições e quando ocorrerá a aplicação das provas. Descubra o calendário e cronograma completo da edição de 2019 do maior exame educacional do país.
O Inep registrou queda nos pedidos de isenção do Enem. Este ano, foram 3.687.527 solicitações, número inferior aos mais de 3,8 milhões de 2018.
O Edital do Enem 2019 foi publicado no Diário Oficial da União (D.O.U) com as regras e datas do exame. Valor da taxa também foi divulgado.
Termina nesta sexta-feira o prazo para os candidatos apresentaram recurso do pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 e justificativa de ausência na edição anterior.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES