Topo
pesquisar
Em 17/04/2019 14h02, atualizado em 17/04/2019 14h29

Enem 2019: resultado da isenção e justificativa de ausência está disponível

Notícias

Candidatos já podem conferir o resultado da solicitação. Recursos devem ser apresentados entre os dias 22 e 26 de abril. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 17 de abril, o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. As solicitações foram enviadas entre os dias 1 e 10 de abril.

Veja o resultado do pedido de isenção do Enem

Os estudantes que ganharam a isenção no Enem 2018, faltaram às provas e justificaram para conseguir o benefício novamente também podem consultar o resultado. Este ano, a taxa de inscrição será de R$ 85.

Em relação ao Enem 2018, este ano o Inep registrou um número menor de solicitações para obter a isenção da taxa de inscrição. Para o Enem 2019, foram 3.687.527 pedidos de isenção da taxa de inscrição. Já em 2018 o número de solicitações havia sido de 3.818.663.

Recursos

Para os estudantes que tiveram seus pedidos de isenção ou de justificativa negados pelo Inep, os recursos poderão ser apresentados de 22 a 26 de abril. É necessário que o candidato esteja com a documentação comprobatória para pedir a revisão das análises feitas pelo Inep.

Veja a documentação para o recurso da isenção de taxa

Veja a documentação para o recurso da justificativa de ausência

Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 2 de maio. Os estudantes cujos recursos que não forem aceitos terão que preencher corretamente os dados de inscrição no Enem e gerar o boleto para pagamento da taxa.

Quem pode ter a isenção?

O direito de isenção da taxa foi oferecido aos seguintes candidatos:

  • estudantes do 3º ano do Ensino Médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Candidato que cursou todo o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e possui renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, por pessoa;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que tenha Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2019

As inscrições para o Enem 2019 serão realizadas entre os dias 6 e 17 de maio, e as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Confira o passo a passo para fazer sua inscrição no Enem

O primeiro dia de provas do Enem será composto por 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma Redação O segundo dia contará com 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. O resultado do Enem 2019 está previsto para janeiro de 2020. 

Para mais informações acesse a Página do Enem 2019 do Brasil Escola ou consulte o edital.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola