Whatsapp
Em 11/11/2014 16h05 , atualizado em 11/11/2014 16h10

Enem 2014: o que vem depois das provas?

Blog do Vestibular

O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

Por Wanja Borges
Resultado sai na primeira semana de janeiro de 2015
Resultado sai na primeira semana de janeiro de 2015
PUBLICIDADE

Considerado o maior exame educacional do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sempre é esperado pelos estudantes com muita ansiedade e dedicação. Neste ano, mais de 8 milhões participaram das provas, que foram aplicadas no último fim de semana, dias 8 e 9 de novembro, em todas as Unidades da Federação. Ao contrário do que muitos pensam, a avaliação chegou ao fim, mas a aflição não. 

Agora, a atenção dos candidatos é voltada para o resultado do Exame. Como o Enem é um processo seletivo diferenciado com regras diferentes dos vestibulares tradicionais, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre o gabarito, cálculo das notas, critérios para correção e eliminação e outras etapas que antecedem a divulgação do Boletim Individual de Desempenho. Pensando nisso, o Vestibular Brasil Escola separou alguns esclarecimentos que podem ajudar a controlar essa agonia. Confira:

Gabarito Oficial
Segundo consta no edital do Enem 2014, os gabaritos das provas objetivas serão divulgados, na página do Inep, até o terceiro dia útil seguinte ao da realização das últimas provas, ou seja, até 12 de novembro. Assim que o Inep liberar o gabarito oficial, iremos publicá-lo nesta página. Por enquanto, os participantes podem conferir a versão extraoficial na correção comentada disponibilizada pelo Vestibular Brasil Escola, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP. 

Resultado
O Enem não é um vestibular, portanto, não possui lista de aprovados. O resultado do Exame é apresentado no Boletim Individual de Desempenho, que será disponibilizado na primeira semana de janeiro de 2015. Para ter acesso ao documento, os candidatos devem informar o ano de realização do exame, CPF e senha cadastrada no ato da inscrição.

Notas
O Inep não calcula uma média global do desempenho do candidato, apenas apresenta as notas por área de conhecimento, já que as universidades têm autonomia para definir os critérios de uso das notas para ingresso no ensino superior. Desta forma, é impossível saber qual é a pontuação que cada candidato deve obter para ser “aprovado” no Exame. Na divulgação dos resultados, o órgão também disponibiliza as notas mínima e máxima das provas objetivas, que variam e dependem das questões da prova aplicada no respectivo ano. 

Cálculo das notas
As médias em cada uma das quatro áreas de conhecimento são calculadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). A metodologia, que foi adotada em 2009, não considera apenas o número de questões corretas, mas também a consistência das respostas dos candidatos segundo o grau de dificuldade de cada questão na prova objetiva. 

Eliminação
Os participantes que marcaram errado a cor da capa do caderno de questões no cartão-resposta ou que deixaram de transcrever a frase constante na capa não terão suas provas objetivas corrigidas. O mesmo acontece com os candidatos que utilizaram caneta esferográfica de cor diferente de preta para marcar as respostas no cartão-resposta, que fizeram emendas ou rasuras no material.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Correção da Redação
Atualmente, a redação é corrigida por dois corretores, de forma independente. Uma nota entre zero e 200 é atribuída, por cada um deles, para as cinco competências. Se houver uma diferença significativa de 100 pontos entre as duas notas ou de 80 por competência, o texto produzido é encaminhado para um terceiro corretor. Se a discrepância persistir, ele é encaminhado para uma banca especial, formada por três membros, que atribuiu a nota final. Saiba mais!

Anulação da Redação
Os textos que não atenderem à proposta apresentada ou forem produzidos em uma estrutura diferente da dissertativo-argumentativa serão avaliados com nota zero. A mesma pontuação será atribuída para Folhas de Redação em branco, textos com até sete linhas ou com ofensas, desenhos, e desrespeito aos direitos humanos, bem como os que apresentarem parte deliberadamente desconectada com o tema proposto. 

Nota Final Redação
A nota final da prova discursiva será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos corretores. Após a divulgação do resultado, os participantes têm acesso ao espelho da redação, contudo, exclusivamente para fins pedagógicos, ou seja, para que eles saibam a nota que tirou em cada competência. Não é concedido prazo para interposição de recursos. 

Certificação
Os candidatos que optaram pela utilização dos resultados do Enem para fins de Certificação de Conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, deverão obter pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e 500 pontos na redação. Os estudantes que garantirem esse desempenho deverão procurar a Instituição Certificadora para solicitar o certificado ou declaração parcial de proficiência.

Utilidade
A participação no Enem 2014 permite que o candidato concorra às vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e às bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Ele também pode participar do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos; do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), do Programa Ciência sem Fronteiras e ingresse em duas instituições de ensino superior de Portugal

Ainda tem dúvidas sobre o Enem 2014? Comente abaixo que em breve responderemos.

Relacionados
Quadrilha também agia em outros vestibulares, principalmente para Medicina. Inep solicitou informações sobre o caso.
Estudante do Piauí afirma ter recebido a imagem com o assunto em seu celular antes da prova.
Órgão está investigando a denúncia e enviou um ofício ao Inep cobrando providências. Resposta deve ser dada em 24h.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES