Unicamp anuncia datas do Vestibular 2019
Universidade realizará seleções por provas, pelo Enem e por desempenho em Olimpíadas Científicas.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou na tarde desta sexta-feira, 27 de abril, as datas do Vestibular 2019. A partir desta edição, a instituição terá novas formas de ingresso na universidade e reservará vagas para cotistas.
Veja também: Unicamp aprova cotas e uso do Enem
Além do Vestibular tradicional (segunda maior seleção do país), a universidade terá ingresso pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); Processo seletivo exclusivo para indígenas e entrada pelo desempenho obtido em Olimpíadas Científicas.
O cronograma foi definido em conjunto com universidades como USP/Fuvest, Unesp e ITA. Clique nos links para acessar as datas dos respectivos vestibulares.
Datas
Vestibular Tradicional 2019
Os pedidos de isenção da taxa do Vestibular Tradicional 2019 já estão em andamento e serão recebidos até 21 de maio. Aqui você confere como pedir a gratuidade do valor.
Já as inscrições no Vestibular 2019 serão feitas de 1º a 31 de agosto. A primeira fase está prevista para 18 de novembro, enquanto a segunda é esperada para o período entre 13 e 15 de janeiro de 2019.
Candidatos ao curso de Música farão as provas de habilidades específicas antecipadas em setembro e outubro, em data a ser informada pela Unicamp, enquanto Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança terão os testes específicos de 21 a 25 de janeiro de 2019.
Os aprovados no Vestibular 2019 da Unicamp serão conhecidos em 11 de fevereiro de 2019, tendo matrícula não presencial no dia 12 seguinte.
Demais vestibulares
- O Vestibular Indígena terá inscrições de 15 de agosto a 14 de setembro. As provas serão aplicadas no dia 2 de dezembro.
- Já o ingresso pelo Enem contará com inscrições de 15 de outubro a 14 de novembro.
- Participantes que desejarem ser selecionados pelo desempenho em Olimpíadas Científicas terão de 21 de novembro a 10 de janeiro de 2019 para a inscrição.
As demais datas das novas seleções serão divulgadas posteriormente pela Unicamp.
Vagas
O Vestibular da Unicamp preencherá 3.340 vagas em cursos superiores de Campinas, Piracicaba, Limeira e Paulínia.
O sistema de cotas étnico-raciais reservará 25% das oportunidades da Unicamp para autodeclarados pretos e pardos. As vagas desta modalidade são para todos os cursos de graduação da universidade.
Já as oportunidades para ingresso via Enem representarão 20% da oferta da Unicamp para 2019. A divisão é a seguinte: 10% para qualquer estudante que tenha feito todo o ensino médio em escola pública; 5% para estudantes da rede pública que sejam declarados pretos ou pardos e 5% para alunos de qualquer tipo de escola que sejam pretos ou pardos.
Enquanto isso, medalhistas de Olimpíadas Científicas terão direito a 10% das vagas. A universidade informará quais cursos terão oportunidades para essa modalidade.
Além disso, há o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFis), o qual viabiliza vagas para os alunos de escolas públicas de Campinas que tenham as melhores notas de suas intituições.
Mais informações no site da Comvest Unicamp.