UFPR e UEL anunciam retorno da segunda fase a partir do Vestibular 2023

Instituições paranaenses adaptaram seus processos seletivos devido à pandemia de Covid-19.

Em 05/04/2022 15h33 , atualizado em 05/04/2022 15h40
Por Lucas Afonso
Reitoria da Universidade Federal do Paraná em Curitiba.
Crédito da Imagem: Samira Chami Neves / UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) anunciaram que retomarão a realização de uma segunda fase em seus processos seletivos a partir de 2023.

Vestibular da UFPR

O reitor da universidade, Ricardo Marcelo Fonseca, anunciou em sua rede social, na noite desta segunda-feira, 4 de abril, o retorno da segunda fase do processo seletivo da UFPR.

Ricardo enfatizou que a aplicação do vestibular em uma só fase foi positiva, mas que o formato tradicional com duas fases será retomado. A primeira fase será realizada em outubro de 2022, já a segundo em novembro deste ano.

De acordo com o reitor, a instituição irá retornar ao formato de duas fases, pois há a necessidade de que as "habilidades de leitura e escrita, nas provas específicas e na produção de textos, componham o perfil dos nossos alunos e também os do ensino médio".

Vestibular da UEL

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEL já definiu as datas e o formato do Vestibular 2023. As provas serão realizadas em duas etapas, sendo a primeira aplicada no dia 5 de março de 2023, e a segunda contará com três dias de prova, 2 a 4 de abril. A universidade já definiu também a data de realização da Prova de Habilidade Específica para candidatos ao curso de Música, que será em 4 de dezembro de 2022.

Nos anos de 2021 e 2022, devido à pandemia da Covid-19, o vestibular da UEL foi aplicado em apenas um dia e contou com uma prova com 50 questões e uma redação. A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da instituição avalia que os dois processos foram bem-sucedidos, mantendo características de prova temática e interpretativa. 

De acordo com a coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, o retorno para duas fases possibilita com que o candidato "apresente de forma mais datalhada o conhecimento aprendido no ensino médio". Com a definição, a universidade deve fazer um estudo de custos para apresentar o preço de inscrição ao público.

Confira como será a distribuição das provas que serão aplicadas em 2023:

  • 1ª fase: 5 de março
    • 60 questões de Conhecimentos Gerais: Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática.
  • 2ª fase:
    • 2 de abril: Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. 
    • 3 de abril: prova discursiva de Conhecimentos Específicos.
    • 4 de abril: Prova de Habilidades Específicas direcionada aos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais.

A universidade informou que o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 2 de maio de 2023.