Provas e Gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021 da Unicamp estão disponíveis
Uma questão da prova de Matemática foi anulada por já ter caído em uma edição passada.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) publicou os gabaritos da primeira etapa do Vestibular 2021 nesta sexta-feira, 8 de janeiro. Por causa da Covid-19, os candidatos foram divididos em dois dias de provas.
Confira as provas e gabaritos da Unicamp
As provas aplicadas nos dias 6 e 7 de janeiro. A quarta-feira (6) teve a etapa do Vestibular para Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas, já a quinta-feira (7) foi para Ciências Biológicas/Saúde.
A primeira etapa foi composta por 72 questões em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Inglês. Dos 77.655 inscritos, 66.936 estiveram presentes na primeira fase do Vestibular 2021. A abstenção do primeiro dia foi de 15,54% e o segundo teve 12,4% de ausentes.
Questão anulada
A Comvest, organizadora do Vestibular, anulou uma questão da prova de Matemática aplicada aos candidatos dos cursos das áreas de Ciências Biológicas/Saúde nesta última quinta-feira, 7 de janeiro. O motivo da anulação foi um erro no momento de finalização dos arquivos, o que fez com que uma pergunta da seleção anterior fosse publicada na prova.
Questão anulada - Prova de Matemática - 7 de janeiro
- Provas Q e Z: questão 48
- Provas R e Y: questão 28
- Provas S e X: questão 44
- Provas T e W: questão 64
Como foi a prova?
De acordo com o diretor do curso pré-vestibular Oficina do Estudante, Daniel Cecílio, a Unicamp teve uma primeira fase equilibrada, direta e sem pegadinhas, com nível mais fácil do que em anos anteriores, mas sem perder a exigência característica da universidade.
Para a equipe do cursinho, as provas do segundo dia (em que participaram candidatos ao curso de Medicina) foram um pouco mais difíceis do que a avaliação dos primeiro dia. Pandemia e Covid-19 foram assuntos bem presentes na primeira fase, além de assuntos importantes como preconceito e racismo.
O professor de Física do Oficina do Estudante, Rodrigo Araújo, destaca, no entanto, uma questão polêmica em Física. O item aborda o conteúdo de Ondulatória, tema que não foi citado pela Unicamp em seu programa de provas para 2021.
Ainda sobre a questão de Física, Rodrigo destaca um fator que pode ter dificultado a resolução. "O maior problema dessa questão é não terem fornecido o valor da velocidade da luz no vácuo para que os candidatos pudessem fazer os cálculos", ressalta. O professor destaca que mesmo sendo um valor conhecido, é normal que os vestibulares tragam tal dado para que não seja necessário o aluno decorá-lo.
Apesar de no geral ter sido um prova menos difícil do que em anos anteriores, algumas questões exigiram um conhecimento mais aprofundado. O professor de Geografia do Oficina do Estudante, Renato Piton, destacou a exigência de conhecimento sobre magnetismo em uma das perguntas de Geografia do segundo dia. "A compreensão de que uma rocha formada em uma época em que os polos da Terra estavam invertidos é um pouco mais complexa para o candidato", ressalta.
Segunda etapa
Os classificados para a segunda etapa do Vestibular 2021 serão conhecidos em 29 de janeiro. Já as provas serão aplicadas em 7 e 8 de fevereiro.
- 7 de fevereiro: Provas comuns a todos os candidatos - redação, 8 questões de Língua Portuguesa e Literatura e 2 questões interdisciplinares de Língua Inglesa;
- 8 de fevereiro: Provas comuns a todos os candidatos - 6 questões de Matemática e prova interdisciplinar com 2 questões de Ciências Humanas e 2 questões de Ciências da Natureza; Duas provas de conhecimentos específicos, cada uma com 6 questões conforme a opção de curso.
Resultado e Vagas
A Unicamp divulgará o resultado do Vestibular 2021 em 10 de março. Outras chamadas serão realizadas nos dias 17, 24 e 31 de março e 7, 12 e 14 de abril.
A oferta da Unicamp para 2021 é de 3.237 vagas, havendo percentual destinado aos autodeclarados pretos e pardos, estudantes de escolas públicas e alunos da rede pública que são pretos ou pardos.
Com o cancelamento da seleção Enem-Unicamp, mais 639 oportunidades foram somadas ao ingresso pelo Vestibular.
Mais informações no Manual do Candidato e pelo site do Vestibular Unicamp.