Quase 35% dos candidatos da Fuvest também fazem os vestibulares da Unicamp e Unesp

Oferecimento:

Participação nos três vestibulares é possível devido ao calendário unificado

Em 19/11/2015 16h24 , atualizado em 19/11/2015 16h27
Por Lorraine Vilela Campos

Dos 142.721 inscritos no Vestibular 2016 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), 34% concorrem às vagas dos outros dois processo seletivos mais disputados do país: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). Os dados estão presentes no Questionário Socioeconômico divulgado pela instituição na tarde desta quinta-feira, 19 de novembro. 

Confira o balanço do questionário

Os participantes que optaram por participar dos Vestibulares da três instituições mais concorridas do país estão em uma maratona de provas. A primeira fase na Unesp foi realizada em 15 de novembro, enquanto a Unicamp aplica sua avaliação no próximo domingo (22), já a Fuvest encerra o mês com a primeira etapa de sua seleção no dia 29. O Brasil Escola traz a correção comentada em tempo real destes processos seletivos, a qual pode ser acompanhada neste link

Perfil do Participante

A maioria dos inscritos é composta por participantes de 17 anos (32%). A porcentagem de mulheres é superior a de homens, sendo 54,7% contra 45,3%. Do total, apenas 16,8% são pardos e 4,4% pretos. Em relação à escolaridade, 60,7% dos concorrentes cursaram todo o ensino médio em escolas particulares, mas a maioria não fez cursinho. 

Inclusão Social

Apenas 7,7% dos inscritos optaram pelo PASUSP e 30% pelo INCLUSP. Os programas oferecem acréscimos na pontuação para estudantes de escolas públicas. Mais detalhes sobre porcentagem de bonificação por categoria podem ser consultados neste artigo

Vestibular 

A primeira etapa do Vestibular da Fuvest será realizado em 29 de novembro e contará com 90 questões objetivas de Conhecimentos Gerais. A segunda fase, composta pela parte discursiva do exame, será aplicada entre os dias 10 e 12 de janeiro de 2016. 

O resultado será publicado em 2 de fevereiro. Outras seis convocações serão realizadas até março de 2016. Serão preenchidas 9.568 vagas na Universidade de São Paulo (USP) e 120 no curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). 

Mais informações no Manual do Candidato e no site da Fuvest

Por Lorraine Vilela