Foi publicada nesta terça-feira, 16 de fevereiro, a primeira lista de convocados do Vestibular 2016 da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O resultado foi divulgado no último dia 5 e os classificados tiveram que declarar interesse pelas vagas nos dias 13 e 14.
Os convocados deverão se matricular nos dias 18 e 19 de fevereiro, das 9h às 18h, na seção de graduação da Faculdade, Instituto ou Campus onde funciona o curso. Eles deverão apresentar duas fotos 3x4 recentes e duas cópias autenticadas ou simples acompanhadas dos originais dos seguintes documentos:
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
- Histórico Escolar completo do curso de Ensino Médio ou equivalente, quando for o caso;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Cédula de Identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro - RNE (que comprove sua condição temporária ou permanente no país) ou protocolo atualizado do RNE;
- Título de Eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos;
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- Certidão de registro administrativo expedida pela FUNAI, para os candidatos que se autodeclaram indígenas;
- Declaração devidamente assinada, conforme modelo do Anexo IV da Resolução Unesp nº 43, para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos;
- Certificado que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.
Os aprovados pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) deverão apresentar, ainda, os documentos comprobatórios listados na página 20 do Manual do Candidato. Uma segunda chamada será publicada no dia 23 com matrículas para os dias 25 e 26.
Além disso, uma terceira convocação está prevista para 1º de março com registro acadêmico para os dias 3 e 4 seguintes. Todos os alunos matriculados nessas três chamadas deverão realizar a confirmação obrigatória de matrícula nos dias 17 e 18 de março.
Vestibular
O processo seletivo foi realizado em duas etapas. A primeira aconteceu no dia 15 de novembro com 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática. As notas da parte objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) puderam ser aproveitadas nesta etapa.
Já a segunda fase foi realizada nos dias 13 e 14 de dezembro e constituída por questões discursivas sobre as mesmas disciplinas e Redação. Candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Arte Teatro, Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Educação Musical e Música passaram, ainda, por Provas de Habilidades Específicas, entre os dias 6 e 12 de dezembro.
No total, 7.355 vagas serão preenchidas em 176 opções de cursos, sendo 2.603 pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) e 910 por autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI). Medicina, em Botucatu, foi o curso mais concorrido com 243,8 candidatos por vaga.
Outros detalhes podem ser conferidos no Manual do Candidato ou pelo Disque Vunesp (11) 3874-6300.
Por Wanja Borges