2ª fase do Vestibular 2016 da Unesp começa hoje (13) para mais de 40 mil candidatos

Vestibulandos passam hoje pelas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática.
Em 13/12/2015 00h01 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) inicia hoje, 13 de dezembro, a aplicação das provas da segunda fase do seu Vestibular 2016. No total, 42.654 candidatos foram convocados para esta etapa, que segue até amanhã, 14.

Confira seu local de prova

As provas serão aplicadas das 14h às 18h30, nas 23 cidades onde há cursos, em Americana, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André e Sorocaba) e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG).

Hoje, os candidatos responderão 12 questões discursivas de Ciências Humanas (elementos de História, Geografia e Filosofia) e outras 12 de Ciências da Natureza e Matemática (elementos de Biologia, Química, Física e Matemática). Amanhã, serão 12 de Linguagens e Códigos e Redação.

Eles devem se apresentar às 13h portando documento original de identidade, lápis preto, apontador, borracha, caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, e régua transparente. É proibido o uso de lapiseira. A saída do prédio será permitida após as 17h30.

Aparelhos eletrônicos, tais como calculadora, telefone celular, relógio, reprodutor de áudio e de qualquer natureza ou qualquer material que não seja fornecido pela Fundação Vunesp, bem como protetor auricular, boné, gorro, chapéu, óculos de sol e armas de qualquer espécie, não serão permitidos durante as provas. 

Vestibular

O Vestibular 2016 da Unesp recebeu 103.677 inscrições, no total. A primeira fase foi realizada em 15 de novembro e constituída por 90 questões objetivas sobre conhecimentos gerais. As notas obtidas na parte objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) puderam ser aproveitadas.

Candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Arte-Teatro, Artes Visuais, Design, Educação Musical e Música passaram, ainda, por provas de habilidades específicas. 

A lista geral de classificação será publicada em 5 de fevereiro. Os candidatos que obtiverem classificação na segunda fase deverão confirmar interesse por vagas nos dias 13 e 14 seguintes. Já a primeira chamada é esperada para o dia 13 com matrículas para os dias 18 e 19.

No total, 7.355 vagas serão preenchidas em 176 opções de cursos ministrados em Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guarantiguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente e Tupã.

Destas, 2.603 são destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP), que contempla estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas, sendo 910 para autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI). 

Detalhes podem ser conferidos no Manual do Candidato ou pelo Disque Vunesp (11) 3874-6300.

Por Wanja Borges