Requisitos de admissão na Holanda

Oferecimento:

Amsterdã, a capital holandesa

O processo seletivo na Holanda é realizado diretamente com a instituição. Cada uma tem requisitos e prazos específicos, por isso, o primeiro passo é conversar com a sua universidade holandesa de interesse para saber todas as exigências que você deverá atender.

Pesquise seu curso na Holanda pelo Hotcourses Brasil.

Normalmente, para um bacharelado na Holanda, o requisito principal é já ter um diploma do ensino médio com o nível mínimo exigido pela instituição (cada uma estipula uma média mínima nos históricos escolares do candidato). Áreas de estudo mais concorridas costumam ter números de vagas limitadas e concorrência bastante acirrada; consequentemente, os requisitos de admissão são mais exigentes.

Já para mestrado, o candidato deve tem um diploma de bacharelado ou equivalente que seja reconhecido pela instituição holandesa. No site Nuffic Neso Brazil você pode verificar se a sua qualificação acadêmica brasileira é reconhecida na Holanda. Clique aqui.

Proficiência no inglês

Apesar de o holandês ser o idioma oficial do país, a grande maioria das instituições de ensino superior holandesas ministra cursos inteiramente em inglês. Para ser admitido, o estudante internacional precisa comprovar proficiência na língua inglesa. Normalmente, é exigida uma pontuação mínima de 550 no TOEFL (paper-based) ou 213 no TOEFL (computer-based), ou então 6.0 no IELTS. No entanto, esta exigência pode variar de universidade para universidade, portanto, é importante que você verifique esta informação com sua instituição antes de se inscrever em uma das provas, para que se prepare adequadamente.

Preparatórios

Caso você ainda não tenha todos os requisitos necessários para a admissão na Holanda, pode optar por um ano preparatório no país. As instituições holandesas também oferecem admissões condicionais, como é de costume nos Estados Unidos. Isto significa que você é aceito na instituição, mas só pode dar início ao curso acadêmico após passar por um programa preparatório da universidade por, no máximo, um ano. A admissão condicional permite que você treine o inglês com propósitos acadêmicos e, com o término do preparatório, o estudante deve prestar um exame organizado pela instituição para comprovar que está pronto para a graduação/pós-graduação. Com isso, sua admissão passa de condicional para definitiva.

Por Brenda Bellani