Visto de estudante para a Alemanha

Estudantes brasileiros precisam procurar a embaixada ou consulado alemão para conseguir o visto
Por Hotcourses Brasil

Visto na Alemanha é chamado de Visum
Visto na Alemanha é chamado de Visum
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Você também vai precisar de um visto de estudante para estudar na Alemanha. No entanto, felizmente, o Brasil está na lista de países em que os estudantes podem conseguir a autorização de residência após a chegada à Alemanha. A única condição é que você não poderá trabalhar no país antes ou depois dos estudos.

Se você ainda não considerou estudar na Alemanha, deixaremos aqui uma informação que te fará mudar de ideia: diferente de todos os países da Europa, na Alemanha, todas as graduações são gratuitas, tanto para europeus quanto para não-europeus. E muitas universidades do país oferecem cursos ministrados na língua inglesa!

O primeiro passo para conseguir o seu visto é encontrar a embaixada ou consulado alemão mais próximo de você: Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Este deve ser a sua principal fonte de informação confiável e de recursos e o ponto de partida para conseguir o seu visto alemão. 

Basicamente, o tipo de visto de estudante irá depender se você já foi admitido a uma instituição alemã ou não – portanto, o ideal seria passar pelo processo seletivo e receber uma notificação de admissão antes de aplicar para o visto.

Há dois tipos de visto de estudante para a Alemanha:

1. Visto de estudante requerente (Visum zur Studienbewerbung)

Se você ainda não foi admitido, este é o seu visto, que permite três meses para que atenda aos requisitos de seleção de uma universidade alemã. Se você achar que três meses não serão suficientes, poderá estender o visto por no máximo seis meses. Se você for admitido em uma instituição alemã neste período, pode se aplicar para receber um visto de estudante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Visto de estudante (Visum zu Studienzwecken)

Se você já tiver sido admitido em uma universidade alemã, deve se aplicar para receber este visto, que, normalmente, é válido por apenas três meses. Neste período, já na Alemanha, você terá que se inscrever para uma autorização de residência estendida na Secretaria de Registro de Estrangeiro (Alien Registration Office) na cidade de sua universidade alemã.

Autorização de Residência 

Deve se inscrever para esta autorização quem não for europeu e pretende permanecer no país por mais de 90 dias. 

Documentos obrigatórios para tirar o visto de estudante alemão:

- Certificado que confirme um plano de seguro de saúde;
- Comprovação de recursos financeiros;
- Históricos escolares e acadêmicos;
- Certificado de proficiência na língua alemã (dependendo do curso) ou prova de que você pretende frequentar um curso de alemão no país;
- Diploma de ensino médio reconhecido na Alemanha (para o visto de estudante requerente);
- Notificação de admissão em uma universidade alemã (para o visto de estudante).

Contanto que não pretenda trabalhar no país antes ou depois dos estudos, os brasileiros podem viajar para a Alemanha e conseguir a autorização de residência estendida no país.

Para mais informações, visite o site oficial Study in Germany.