Admissão condicional: a chance de melhorar o inglês no exterior antes da graduação

Estudante admitidos nessa condição só podem iniciar a graduação após passar no teste de proficiência em inglês.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As admissões condicionais, como o nome já indica, são programas universitários que admitem estudantes internacionais com uma condição: melhorar a fluência no inglês. Isto significa que, se os estudantes não atingirem a nota mínima exigida pela universidade em uma prova de proficiência em inglês (normalmente o TOEFL ou o IELTS), eles podem ser aceitos condicionalmente na universidade, mas só podem dar início à graduação após a conclusão bem sucedida de um curso de EFL (English as a Foreign Language; Inglês como Língua Estrangeira).

Esta é uma excelente opção para quem quer estudar no exterior, mas ainda não tem fluência no inglês.  Muitas vezes, os estudantes internacionais conseguem atender a todos os requisitos exigidos pela universidade durante o processo seletivo – mérito escolar, bons resultados no histórico escolar, cartas de referência, declaração de suporte financeiro, entre outros –, no entanto, não conseguem demonstrar proficiência suficiente na língua inglesa. Com a conditional admission, mesmo sem a nota mínima no inglês, os estudantes são admitidos se conseguirem providenciar os demais requisitos. A instituição inclusive envia a carta de admissão (e, no caso dos EUA, o Formulário I-20) necessária para conquistar o visto de estudante.

Uma vez admitido por este programa, o estudante internacional cursará aulas de inglês antes de poder começar a graduação ou qualquer outro curso acadêmico. Estas aulas geralmente são oferecidas por Institutos de Língua Inglesa da própria universidade ou então por institutos parceiros, e costumam ter foco universitário, como inglês acadêmico, redação, leitura em língua inglesa, discussão em grupo e em sala de aulas, vocabulário, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O formato deste programa de admissão condicional varia de instituição para instituição. Algumas permitem que os estudantes frequentem alguns módulos acadêmicos selecionados durante o curso de inglês; outras permitem apenas as aulas de inglês e exigem um número certo de frequência. Algumas exigem que o estudante preste uma prova de inglês ao término do curso EFL para comprovar ter adquirido a fluência necessária; outras estipulam uma nota mínima no TOEFL ou IELTS para a admissão condicional (por exemplo, se anota de corte para uma graduação for 79, a de admissão condicional será de 69 a 78). Por esta variedade de opções, é essencial que você pesquise as informações referentes à admissão condicional diretamente com a universidade/faculdade (inclusive o valor cobrado pelas aulas de EFL e as condições específicas impostas por ela). 

Comece a pesquisar a sua universidade internacional pelo Hotcourses Brasil.

Por Brenda Bellani