Quando começa o ano letivo nos Estados Unidos?
O ano letivo nos EUA é dividido em dois semestre, cada um com 15 semanas de duração.
Diferente do que acontece no Brasil, agosto é a época do ano nos Estados Unidos em que os estudantes se preparam para começar as aulas. Para quem se candidatou a uma universidade, é aquele período de ansiedade e empolgação de se tornar um estudante acadêmico. Isso porque o ano letivo nos Estados Unidos têm início entre agosto e setembro todos os anos.
Com funciona o calendário acadêmico nos Estados Unidos?
O calendário acadêmico nos Estados Unidos é dividido, quase sempre, em dois semestres, que eles chamam de termos, o de outono e o de primavera – Fall Term e Spring Term. Cada semestre tem 15 semanas de duração.
Várias universidades, no entanto, oferecem aulas adicionais durante o verão. Nesse caso, o ano letivo é dividido em três semestres de cerca de quatro meses cada.
1. O ano letivo nos Estados Unidos
O novo ano letivo das universidades dos Estados Unidos começa quase sempre entre a metade de agosto e a metade de setembro por todo o país. Essa nova turma do semestre de outono é chamada de Fall intake.
As aulas do primeiro semestre vão até o final de dezembro, quando começam as férias de verão.
O semestre de primavera, segundo semestre do ano letivo norte-americano, tem início na primeira ou segunda semana de janeiro e vai até maio, quando as aulas acabam e os estudantes saem de férias de verão.
Algumas universidades têm processos seletivos para novas turmas no termo da primavera, o Spring intake.
2. Mid-terms e finals
Normalmente, dois períodos de provas dividem o ano letivo.
O primeiro deles são as provas de mid-terms que, como o próprio nome indica, marcam o final do primeiro termo – a metade do ano letivo. Geralmente, os estudantes passam uma a duas semanas fazendo provas de todas as disciplinas cursadas ao longo do primeiro semestre para testar o que aprenderam. Ao concluí-las, os estudantes entram em férias de inverno.
As finals são as provas finais em maio, que marcam o encerramento do ano letivo.
3. Termo de verão
Quando o semestre de verão – Summer Term – é opcional, ele dura de seis a oito semanas.
Nesse caso, os estudantes escolhem cursar alguma disciplina acadêmica por dois motivos: acelerar o curso e concluí-lo antes do previsto ou tirar algum atraso, como, por exemplo, a DP em alguma matéria já concluída.
Quem não precisa estudar durante o semestre de verão tem férias bem longas que duram toda a estação. A Summer Vacation ou Summer Break vai da metade de maio ou início de junho até a metade de agosto ou a metade de setembro, dependendo da data que a universidade escolher dar início ao seu novo ano acadêmico.
Quando o semestre não é opcional, ele dura aproximadamente de dois a quatro meses e tem aulas regulares como os termos de outono e primavera. As férias de verão são bem mais curtas.
4. Feriados e férias nos Estados Unidos
Ao longo do ano letivo, os estudantes têm já feriados e férias acadêmicas programados:
- Fall Break: Os estudantes podem folgar durante toda a primeira semana de outubro;
- Thankgiving: O Dia de Ações de Graças acontece sempre na última quinta-feira de novembro nos Estados Unidos. Os estudantes costumam folgar durante toda a semana de Thanksgiving;
- Christmas Break: As férias de Natal e Ano Novo, durante o inverno nos Estados Unidos, marcam o final do primeiro semestre do ano letivo. Elas acontecem entre a metade de dezembro e a primeira semana de janeiro;
- Spring Break: Os estudantes também têm uma semana de folga no início da primavera nos Estados Unidos, que acontece na segunda semana de março;
- Summer Vacation: As férias de verão, como comentamos acima, vão da metade de maio até o início do novo ano letivo.