As sete melhores universidades da China para estudantes internacionais
Site lista as sete melhores universidades chineses para alunos estrangeiros
Para os interessados em estudar na China, o site Go Overseas tem uma lista bastante útil. Ele selecionou as sete melhores instituições chinesas para estudantes internacionais – algumas em Xangai e em Pequim, e outras no restante do país. No entanto, a lista não segue nenhuma ordem específica; foram consideradas qualidades e serviços da universidade, como pesquisa acadêmica, cultura chinesa e aulas de mandarim, ex-alunos renomados, posição em rankings mundiais, etc.
Confira-as a seguir!
1. Shanghai Jiao Tong Univerity: responsável pelo famoso ranking universitário mundial ARWU, a instituição tem mais de 120 anos e é uma das melhores universidades de pesquisa da China. Um em cada dez de seus estudantes é estrangeiro! Ela é especialmente recomendável para quem quer estudar alguma área de ciências.
2. Fudan University: também uma das mais prestigiosas universidades tradicionais da China, a Fundan recebe estudantes internacionais desde os anos 50 – ou seja, foi uma das primeiras do país a fazer isso! Atualmente, ela é a segunda instituição chinesa que mais tem estrangeiros no corpo discente. Além disso, ela é uma das 100 melhores do mundo e uma das cinco melhores da China.
3. Tsinghua University: já formou vencedores do Prêmio Nobel e dois presidentes da China, a Tsinghua tem o segundo melhor MBA do mundo inteiro. Portanto, a instituição é especialmente recomendável para quem tem interesse pela área de business (inclusive mandarim para negócios).
4. Peking Univerity: a Universidade de Pequim é a mais antiga instituição nacional da China e, atualmente, recebe mais de dois mil estudantes internacionais. Ela tem parcerias com famosas universidades estrangeiras como a Cornell, Stanford e Yale.
5. Guangxi Normal University (GXNU): uma das melhores universidades na área de Educação do país. Uma excelente escolha para estudantes interessados em uma carreira como professores. Outro diferencial da instituição é a sua localização, em Guilin, próxima ao belo vale Li River, afastada da bagunça das cidades grandes chinesas.
6. Sichuan University: localizada em Chengdu, capital da província de Sichuan, bem no interior do país, a instituição teve origem em 141 a.C.! Esta é uma boa opção para quem quiser ter uma experiência de estudo mais tradicionalmente chinesa. A Universidade tem parcerias acadêmicas e de intercâmbio para atrair mais estudantes internacionais, que normalmente costumam escolher uma instituição em uma cidade grande.
7. University of Hong Kong: Hong Kong é uma das duas regiões administrativas da China. A Universidade de Hong Kong é a mais antiga da cidade e aproximadamente um quarto de seu corpo estudantil é formado por estrangeiros. A instituição tem características mais próximas da ocidental, combinando um pouco do ensino superior britânico e chinês, o que pode ser bom para a sua adaptação e sucesso acadêmico.
Saiba como tirar o visto de estudante chinês.