Estudar no Japão: o sistema de ensino superior e as instituições

Há dois tipos de escolas de língua japonesa para os estudantes internacionais se prepararem para o exame admissional.
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Como a maioria do mundo, o ensino superior no Japão começa após 12 anos de educação (seis de ensino fundamental e três de ensino médio). As instituições de educação superior japonesas são divididas em cinco tipos:

  • Faculdades de tecnologia;
  • Faculdades de treinamento profissional;
  • Faculdades comunitárias (Junior colleges);
  • Universidades;
  • Escolas de Pós-Graduação.

Cada uma delas oferece cursos e diplomas que diferem em duração e especialidade. As Faculdades de Tecnologia, por exemplo, oferecem programas de estudo abrangentes de cinco anos de duração para pessoas recém formadas no ensino médio. Como regra geral, os estudantes internacionais podem começar um curso neste tipo de instituição pelo terceiro ano, eliminando o primeiro e o segundo.

As Faculdades de Treinamento Profissional (“Senmongakkou”) oferecem cursos mais vocacionais e especializados em alguma carreira. 

Escolas de Japonês

Apesar de as instituições de ensino superior japonesas oferecem quase 900 cursos lecionados em inglês, é bastante comum que o estudante internacional prefira se matricular em uma escola de japonês primeiramente, para adquirir proficiência no idioma por um ou dois anos, e depois prestar o exame de admissão universitária.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há dois tipos de instituições de língua japonesa para estudantes internacionais interessados em cursar uma graduação ou pós-graduação no Japão:

1. Cursos preparatórios na língua japonesa oferecidos para estrangeiros por universidades particulares: estes são cursos regulares na grade curricular da universidade e têm como objetivo oferecer um preparatório com disciplinas como língua, sociedade e cultura japonesas necessárias para que o estrangeiro seja admitido em um curso superior no Japão. No total, 66 universidades e faculdades particulares oferecem esse tipo de preparatório.

2. Cursos de japonês em instituições de língua japonesa de treinamento ou vocacionais: as escolas de treinamento especializado (senshu gakko), faculdades vocacionais (senmon gakko) entre outras instituições do tipo oferecem cursos de língua inglesa como preparatórios. É importante verificar se a escolha ou faculdade é reconhecida pelo Ministério da Justiça do Japão.