Conheça 5 razões para estudar na Ásia

Singapura, Coreia do Sul, Malásia, China e Hong Kong possuem universidades entre as melhores do mundo
Por Hotcourses Brasil

Marina Bay, em Singapura
Marina Bay, em Singapura
Crédito da Imagem: HotCourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Quando se pensa em estudar no exterior, é comum que os destinos de estudo mais famosos do mundo sejam considerados primeiro. Não é à toa que Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia atraiam tantos estudantes internacionais porque, de fato, eles têm muito a oferecer. No entanto, a Ásia tem crescido em popularidade constantemente.

Suas universidades estão cada vez mais subindo de posição nos rankings mundiais e elas têm a oportunidade de disputar lado a lado com as grandes potências acadêmicas mundiais em um futuro próximo.

A seguir, conheça cinco das várias razões para você escolher um país da Ásia para os seus estudos no exterior!

1. Oportunidade de aprender um terceiro idioma

A maioria dos países asiáticos fala o inglês como segundo idioma, em especial a Malásia e Singapura, e tem diversas opções de cursos acadêmicos ministrados na língua inglesa. No entanto, essa será a sua oportunidade de ir além e aprender um terceiro idioma estrangeiro que lhe diferenciará dos demais. 

Japonês, mandarim, coreano, malaio... Você escolhe! A proficiência em qualquer um desses idiomas pode lhe abrir portas até então inimagináveis, inclusive de imersão cultural, e será uma competência singular no seu currículo.

De acordo com o site Connectere, uma pesquisa de empregabilidade global identificou que seis em cada dez empregadores no mundo inteiro atribuem pontos extras aos candidatos com experiência internacional. E com uma imersão em uma cultura tão diferente quanto às orientais, você estará em vantagem. O que nos leva ao próximo fator...

2. Sair da zona de conforto

Estudar em qualquer país do mundo já é uma experiência desafiadora e que mudará a sua vida para sempre. No entanto, na Ásia, você mergulhará em uma cultura completamente diferente da sua – seja em idioma, costumes, culinária, vestimentas, sistema de ensino, tradições, arquitetura, história e muito mais. 

No começo, será difícil mesmo. Sair da zona de conforto de uma forma tão abrupta assim é para os corações fortes. Mas ao passar dos dias, com a sua adaptação, você aprenderá tanto em tão pouco tempo que voltará para o Brasil com um novo conjunto de habilidades. 

Uma experiência como essa proporciona resiliência, independência, rápida adaptação a novos ambientes, consciência intercultural, tolerância a mudanças, etc.

Leia também: 5 habilidades transferíveis que você aprende estudando no exterior

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3. Ensino de qualidade

As instituições de ensino superior asiáticas estão cada vez mais populares internacionalmente. Cinco universidades chinesas, por exemplo, já alcançaram o top 200 do ranking mundial da Times Higher Education e a University of Malaya, a mais famosa da Malásia, está no top 300.

Entretanto, são nas listas das melhores universidades mais jovens do mundo que a Ásia se destaca. Tanto no ranking da Times quanto da QS, que avaliam as principais instituições do mundo de no máximo 50 anos de idade, as seguintes universidades ficam entre as 20 primeiras posições:

4. Custo de vida mais barato

Algumas cidades asiáticas são bem caras, como Tóquio e Hong Kong. No entanto, de maneira geral, o custo de vida na Ásia é significativamente mais barato do que estudar nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e na grande maioria dos países europeus.

Cidades como Kuala Lumpur (Malásia), Chennai (Índia) e Istambul (Turquia) têm uns dos mais baixos custos de vida do continente, de acordo com o ranking da Mercer.

5. Conhecer as maravilhas que a Ásia tem a oferecer

Dos grandes feitos da arquitetura – como as torres gêmeas de Kuala Lumpur e a Marina Bay e Jardins da Baía em Singapura – às belezas naturais de tirar o fôlego, você se encantará por tudo que a Ásia tem a oferecer. 

Além das salas de aulas, durante o seu tempo livre e período de férias, você poderá explorar todas as maravilhas deste continente encantador, seja de avião, ônibus, trem, barco e outros meios de transporte baratos disponíveis. Aqui vão algumas sugestões:

  • Taj Mahal, na Índia
  • As Muralhas da China
  • Bali, na Indonésia
  • Banaue e Praia de Railay, Filipinas
  • Chiang Mai, na Tailândia
  • Hanoi, no Vietnã