As melhores escolas de design do mundo
Instituições de destaque na área do design estão localizadas na Europa e nos Estados Unidos.
O design é uma área versátil. Você pode escolher estudar uma variedade de especializações, dentre elas, design gráfico, design da moda, design de interiores, design visual, design de produtos, web design, ilustração e muito mais. Uma vez formado, você pode seguir também diversas caminhos profissionais, projetando desde roupas e joias a livros, softwares e sites.
Se você pretende estudar design no exterior, há algumas universidades e escolas especializadas que proporcionarão a melhor formação possível e a chance de construir uma carreira internacional.
A seguir, listamos as dez melhores escolas de design do mundo, segundo o QS World University Rankings by Subject 2021.
1. Royal College of Art – Reino Unido
Fundada em 1837, a Royal College of Art é a universidade de arte e design mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Ela é eleita no primeiro lugar do ranking da QS há sete anos consecutivos, uma prova da sua excelência no ensino das artes criativas.
Localizada em Londres, a escola é formada por quatro faculdades: Arquitetura, Artes e Humanas, Comunicação e Design.
2. University of the Arts London – Reino Unido
A Universidade das Artes de Londres, mais conhecida como UAL, aparece no segundo lugar do mundo pelo terceiro ano consecutivo. Fundada em 2004 com a junção de seis instituições, ela é a maior universidade da Europa especializada em artes e design, com mais de 19.000 estudantes de mais de 130 países.
A UAL e a Royal College of Art juntas transformam Londres em um grande destino de estudo desejado para quem procura uma graduação em design.
3. Rhode Island School of Design – Estados Unidos
A Rhode Island School of Design é conhecida pelo apelido “Rizdí” (a pronúncia da sua sigla RISD em inglês). Na ativa desde 1877, ela é uma das universidades de design mais antigas e conhecidas dos Estados Unidos. Todos os anos, ela recebe aproximadamente 2.300 estudantes do mundo interessados nos seus cursos, que estimulam a criatividade e com muita prática em estúdios.
A RISD está localizada em Providence, em Rhode Island, próxima a Nova York e Boston.
4. Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Estados Unidos
O MIT é a melhor universidade do mundo no ranking geral da QS. Quando o assunto é design, ele fica na quarta posição. O instituto é uma universidade independente, coeducacional e particular, formada por cinco escolas: Arquitetura e Planejamento; Engenharia; Humanas, Artes e Ciências Sociais; Administração; e Ciências. No entanto, o princípio da inovação educacional permanece no centro da filosofia educacional do MIT, independentemente da área de estudo.
5. Politecnico di Milano – Itália
Localizado em 137º lugar no ranking universitário geral da QS, o Politecnico di Milano é a maior universidade de design, engenharia e arquitetura da Itália, com mais de 45.000 estudantes. Fundada em 1863, ele tem sete campi em Milão e nos seus arredores e é formado por 12 departamentos acadêmicos e quatro escolas.
Se você estiver interessado em um curso de design na Europa, o Politecnico di Milano é uma das melhores universidades técnicas do continente e a maioria das suas pós-graduações é ministrada em inglês.
6. Aalto University – Finlândia
A Aalto University combina arte e ciências com tecnologia e negócios. A sua missão é construir uma sociedade inovadora onde descobertas revolucionárias profundamente integradas ao design e ao pensamento empresarial possibilitem soluções sistêmicas e acelerem a inovação.
Embora a Aalto tenha sido formada apenas em 2010, ela aconteceu graças à união de três universidades renomadas da região metropolitana de Helsinque, a capital finlandesa.
7. School of the Art Institute of Chicago – Estados Unidos
A School of the Art Institute of Chicago (SAIC) é uma líder na formação de designers, artistas e acadêmicos de importância mundial há mais de 150 anos. Localizada bem na região central de Chicago, nos EUA, ela tem uma abordagem interdisciplinar para o ensino do design e oferece diversos recursos aos estudantes, inclusive um museu, galerias de arte e diversos recursos para a aprendizagem prática.
= 8. The Glasgow School of Art – Reino Unido
Empatada em oitavo lugar, a Glasgow School of Art, na Escócia, é uma das únicas escolas de arte independentes do Reino Unido. Criada em 1845, ela forma alguns dos designers, artistas e arquitetos mais influentes do mundo a partir de um ensino especializado e focado na prática em estúdios.
= 8. Pratt Institute – Estados Unidos
O Pratt Institute está localizado no Brooklyn, em Nova York, que por si só é um laboratório vivo de aprendizado em design, artes, cultura e negócios. Desde 1887, o Instituto oferece um centro criativo para estudantes do mundo todo, com grade curricular interdisciplinar, estratégias colaborativas e treinamento prático.
10. Art Center College of Design – Estados Unidos
O Art Center College of Design foi criado nos anos 30 com a missão de ensinar habilidades do mundo real a artistas e designers e prepará-los para papéis de liderança nos setores da publicidade, publicação e design industrial.
O Centro credita a sua reputação internacional ao seu currículo rigoroso e transdisciplinar, corpo docente experiente, fortes conexões com a indústria e um compromisso com o design socialmente responsável.