10 fatos históricos que serão lembrados em 2019

Entre eles, estão 50 anos do homem na Lua e 80 anos do início da 2ª Guerra Mundial

Quedo do Muro de Berlim completa 30 anos em 2019
Crédito da Imagem: Shutterstock

Marcos históricos costumam ser cobrados em provas de vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2019, há vários episódios que merecem ser lembrados. 

O professor de Geografia do colégio CEL, Marcelo Coelho, listou dez acontecimentos que marcaram o século XX. Confira quais são e os seus principais desdobramentos:

100 anos do Tratado de Versalhes

O Tratado de Versalhes foi assinado em junho de 1919, após a Primeira Guerra Mundial, e impôs duras medidas à Alemanha, que saiu derrotada do conflito.

O acordo provocou uma grave crise socioeconômica na Alemanha, o que deu as bases para o surgimento do ultranacionalismo exacerbado de Hitler, o nazismo.

Leia mais: fatos da história relacionados ao nazismo

90 anos do crash da bolsa de Nova York

A Crise de 1929 foi um dos acontecimentos mais impactantes da História Contemporânea. O estopim da crise foi quando o valor das ações da Bolsa de Valores de Nova York (à qual a economia mundial estava integrada à época) despencou bruscamente, provocando a sua “quebra” (crash). 

A quebra da Bolsa de Nova York desencadeou, por sua vez, a Grande Depressão Americana, que durou até meados dos anos 1930.

Faça exercícios sobre a crise de 1929

80 anos do início da 2ª Guerra Mundial

Conflito armado mais devastador de todos os tempos, a 2ª Guerra Mundial teve início em 1939 com a invasão da Polônia pelas forças de Hitler

Os números da violência impressionam: mais de 50 milhões de vidas perdidas, 35 milhões de feridos, duas bombas nucleares e uma mudança completa nos rumos do mundo.

Veja mapa mental da 2ª Guerra Mundial:

Mapa mental sobre a 2ª Guerra Mundial

Confira também: 5 fatos sobre a Segunda Guerra Mundial

70 anos da Revolução Comunista da China

A Revolução Chinesa, ocorrida em 1949, foi o processo revolucionário responsável pela transformação da China em uma nação comunista. Isso aconteceu após longos anos de guerra civil em que as forças comunistas de Mao Tsé-tung lutaram contra as forças nacionalistas de Chiang Kai-shek. 

Com essa vitória, foi fundada a República Popular da China, e as transformações começaram a ser implementadas pelo novo regime comunista.

Resolva exercícios sobre a Revolução Chinesa

60 anos da Revolução Cubana

A Revolução Cubana, concluída em 1959, foi um processo revolucionário liderado por Fidel Castro e outros guerrilheiros e visava à derrubada da ditadura de Fulgêncio Batista.

A partir dessa revolução, o panorama mudaria completamente, com Cuba se aliando a União Soviética e, com isso, sofrendo uma forte represália econômica (bloqueio) dos americanos que perdura até os dias de hoje.

Veja também: a morte de Fidel Castro

50 anos do homem na Lua

“Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade”. Foi com essas palavras que Neil Armstrong, o primeiro humano a pisar na Lua, entrou para a história junto com o seu companheiro de missão Edwin "Buzz" Aldrin, em 1969. O cenário geopolítico pós-guerra contribuiu para a corrida tecnológica que tornou possível a chegada do homem ao satélite natural da Terra.

Anos antes, a União Soviética já tinha mandado a Luna 2, uma nave não tripulada à lua, além do primeiro homem ao espaço, Yuri Gagarim. A partir daí, os Estados Unidos criaram a projeto Apollo com o objetivo de conseguir a hegemonia na corrida espacial.

Saiba mais: Apollo 11 - a chegada do homem à Lua

Neil Armstrong foi o primeiro humano a pisar na Lua

40 anos da Revolução Islâmica no Irã

A Revolução Iraniana, ocorrida em 1979, transformou o Irã, até então uma monarquia autocrática pró-Ocidente, aliada dos EUA, comandada pelo Xá Reza Pahlevi, em uma república islâmica teocrática  sob o comando do aiatolá Ruhollah Khomeini. 

Com isso, foi realizada uma rápida e intensa transformação política, criando um Estado religioso pautado em preceitos estabelecidos pelo islamismo.

Acesse também: o que é estado islâmico?

30 anos da queda do muro de Berlim

Símbolo máximo da Guerra Fria, o muro de Berlim foi construído em 1961, como forma de impedir a migração entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental. A queda do muro de Berlim, em 1989, representou não só o fim do conflito indireto entre Washington-Moscou, mas também um duro golpe no socialismo como modelo econômico.

Faça exercícios sobre a queda do muro de Berlim

20 anos da Guerra do Kosovo

A Guerra do Kosovo foi um dos conflitos armados mais sangrentos depois da 2ª Guerra Mundial. A luta pela independência da pequena província da Sérvia, ex-república da antiga Iugoslávia, deixou um rastro de milhares de mortos. De um lado os kosovares, população de origem albanesa e muçulmana. Do outro os sérvios de maioria cristã ortodoxa.

O presidente sérvio Slobodan Milosevic deu ordem para os bombardeios, que continuou durante 79 dias. Em 9 de junho de 1999, após a chegada da OTAN, foi selado o acordo que colocava  fim à guerra.

10 anos do início do governo Obama

O primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama iniciou seu mandato em 2009, o 44º homem a chegar à Casa Branca. Entre os legados do seu governo estão a recuperação econômica após o estouro da bolha imobiliária em 2008; a reforma do sistema de saúde, conhecido como Obama Care; e uma histórica guinada para preservação do meio ambiente, como o Acordo de Paris, assinado em 2015.

Leia mais: Obama no poder