MPF no Ceará pede suspensão do Enem 2016

MEC e Inep já acionaram a AGU para derrubar a ação, que deve ser julgada até amanhã, 4.
Em 03/11/2016 07h30 , atualizado em 03/11/2016 09h11 Por Wanja Borges

Crédito da Imagem: Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Após a confirmação de adiamento das provas em 304 escolas ocupadas em 126 municípios, o Ministério Público Federal (MPF) no Ceará pediu a suspensão da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 em todo o Brasil. A seleção está programada para esse fim de semana, dias 5 e 6 de novembro.

Confira a lista das escolas que terão o Enem adiado

O pedido foi protocolado na 8ª Vara da Justiça Federal do Estado nesta quarta-feira, 2 de novembro, pelo procurador da República, Oscar Costa Filho, que entende que a aplicação de provas diferentes para os 191 mil estudantes que realizarão o Enem em dezembro resulta em prejuízo à isonomia do Exame. A ação deve ser julgada até amanhã, 4, pelo juiz Ricardo Cunha Porto.

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informaram que já solicitaram à Advocacia Geral da União (AGU) a apresentação dos fatos à Justiça Federal que demonstram o grave equívoco na argumentação apresentada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

“Todo ano, o Enem realiza dois tipos de prova [a tradicional e a aplicada para presos] e, consequentemente, duas redações. As provas do Enem têm o mesmo princípio da equivalência garantindo igualdade de condições a todos os inscritos. É lamentável qualquer tentativa que venha gerar insegurança e tumultuar um Exame que afeta a vida de 8,6 milhões de estudantes e seus familiares”, pontua o comunicado à imprensa. 

Procurador

O procurador já foi autor de outras ações que pediam a anulação do Exame e a invalidação de questões da prova, em 2010 e 2011, respectivamente. Além disso, Oscar Costa Filho também reivindicou a divulgação dos critérios de correção das provas objetivas e a garantia aos estudantes que se submeteram ao Enem de apresentar recursos contra as notas obtidas.


Relacionados

Brasil Escola fará a correção comentada do Enem 2016
Pelo 9º ano consecutivo, o Brasil Escola disponibilizará a correção comentada do Enem 2016, que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro.
Notícias
Confira os itens necessários, permitidos e proibidos no Enem 2016
Apesar do Edital do Enem 2016 ser claro sobre os itens necessários, permitidos e proibidos, ainda restam dúvidas sobre o que levar ou não.
Notícias
Estudantes decidem não desocupar escolas para o Enem no Paraná
A realocação dos locais de prova do Enem 2016 foi uma das pautas levantadas por estudantes que ocupam escolas públicas no Paraná.
Notícias
INEP divulga lista de escolas ocupadas que terão o Enem 2016 adiado
O INEP divulga lista de escolas ocupadas que terão o Enem 2016 adiado. Novas provas serão aplicadas em 3 e 4 de dezembro.
Notícias
Inep divulga notas do Enem 2015 das escolas com ensino médio integrado
O Inep disponibilizou nesta segunda-feira, 31 de outubro, os resultados do Enem 2015 das escolas com Ensino Médio integrado à Educação Profissional.
Notícias
Justiça nega pedido de suspensão do Enem 2016
O pedido de suspensão do Enem 2016 foi negado na noite de ontem, 3 de novembro, pela juíza federal Elise Frota.
Notícias
Mais de 20 vestibulares serão realizados na mesma data do Enem 2016 das escolas ocupadas
Mais de 20 vestibulares serão realizados na mesma data do Enem 2016 das escolas ocupadas. Provas serão em 3 e 4 de dezembro.
Notícias
Provas do Enem 2016 estão adiadas em 304 escolas ocupadas
O MEC suspendeu as provas do Enem em escolas ocupadas. Estudantes que tiveram seus locais ocupados farão o exame em 3 e 4 de dezembro.
Notícias