A lista com os nomes das 304 escolas ocupadas que terão a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 adiadas para 3 e 4 de dezembro já está disponível. O Ministério da Educação (MEC) anunciou a mudança da data na tarde desta terça-feira, 1º de novembro.
Confira as escolas que estão ocupadas
Com as ocupações, 191.494 participantes só participarão das provas em 3 e 4 de dezembro. Os novos locais do Enem serão informados por SMS, pelo aplicativo do Enem e na Página do Participante. O exame contará com questões diferentes das que serão aplicadas para os demais estudantes no próximo fim de semana, uma vez que o Inep libera os cadernos e os gabaritos para que os alunos tenham acesso.
Ocupações
O estado com o maior número de escolas ocupadas é o Paraná, em um total de 74 escolas. Minas Gerais aparece na sequência com 59 instituições. Bahia (42) e Espírito Santo (40) também possuem uma quantidade expressiva de colégios em ocupação.
Paraná - 74 escolas
Minas Gerais - 60 escolas
Bahia - 42 escolas
Espírito Santo - 41 escolas
Alagoas - 15 escolas
Pernambuco - 15 escolas
Pará - 11 escolas
Rio de Janeiro - 10 escolas
Goiás - 7 escolas
Distrito Federal - 5 escolas
Maranhão - 5 escolas
Rio Grande do Norte - 5 escolas
Paraíba - 4 escolas
Rio Grande do Sul - 4 escolas
Piauí - 2 escolas
Tocantins - 2 escolas
Mato Grosso - 1 escola
Mato Grosso do Sul - 1 escola
Sergipe - 1 escola
Dos 16.476 locais de prova do Enem, nenhum deles está ocupado nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
Os motivos que levaram às ocupações são a Medida Provisória 746/2016, conhecida como a MP do Novo Ensino Médio; a PEC 241, que prevê o congelamento nos gastos públicos para os próximos 20 anos, além das reivindicações de cada estado.
Locais de Prova
Os demais candidatos podem conferir seus locais de prova na Página do Participante e no aplicativo do exame. Para eles, o Enem será realizado no próximo fim de semana (5 e 6).
Enem
O Enem terá início às 13h, mas as provas serão aplicadas a partir das 13h30, horário de Brasília. São 90 questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas no sábado (5) e outras 90 de Matemática e Linguagens e Códigos, além da redação, no domingo (6).