Conheça as regras do Enem 2018

Edital do Enem 2018 contém as regras para inscrição, provas, recursos e muito mais.
Por Silvia Tancredi

No Edital, você encontra todas as regras do Enem 2018
No Edital, você encontra todas as regras do Enem 2018
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A primeira regra do Enem 2018 é ler o Edital. Com o documento em mãos, dá para saber quais são as normas que os participantes devem cumprir para mandar bem durante todo o processo do exame educacional e atingir o resultado desejado.

Mas, fique tranquilo, estudante, o Brasil Escola vai te ajudar separando as principais regras nas quais você tem que ficar de olho. Vamos lá!

Tópicos deste artigo

Regras da inscrição no Enem 2018

Primeiro, o estudante tem que saber se pode fazer as provas. Veja quem pode fazer o Enem 2018. Visto isso, é fundamental que o interessado saiba que, para se inscrever, deve ter número de CPF e um e-mail válido. 

Também é importante ficar atento às datas do Enem 2018: as inscrições devem ser feitas de 7 a 18 de maio. O Inep, organizador da prova, não costuma estender esse prazo.

Tire suas dúvidas sobre a inscrição no Enem

Regras da isenção do Enem 2018

Nesta edição, o Enem ampliou o número de casos em que o estudante pode receber isenção de taxa. Veja quais são as situações:

    • Estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública;
    • Quem fez o Encceja para o Ensino Médio e foi aprovado;
    • Candidatos que concluíram o ensino médio em escolas públicas e bolsistas da particular com renda de até um salário-mínimo;
    • Inscritos no CadÚnico. 

Quem precisa da gratuidade deve ficar atento: o cadastro deve ser feito de 2 a 11 de abril, antes das inscrições para o Enem 2018

Nova regra do Enem 2018 indica que quem já ganhou a isenção na edição anterior e não compareceu às provas terá que justificar a ausência, também no período de 2 a 11 de abril, para pedir isenção novamente no Enem 2018.

Saiba como solicitar isenção de taxa do Enem

Regras das provas do Enem 2018

As provas do Enem 2018 serão aplicadas nos domingos 4 e 11 de novembro;. Conforme anunciado pelo Inep, agora o segundo dia de provas terá cinco horas, ou seja, meia hora a mais do que no ano passado.

É importante ficar atento aos horários para evitar atrasos e outros contratempos: os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, horário oficial de Brasília, e as provas começam às 13h30.

Os participantes devem cumprir as regras do Enem 2018 e levar ao local de prova documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação de Inscrição, mas é recomendado para agilizar o acesso às salas de provas.

Os inscritos poderão entrar às salas com alimentos e bebidas nos dias das provas, desde que eles estejam embalados conforme exigências da organização do Enem. Se os participantes levarem celulares, eles precisam ficar desligados e sem bateria, dentro do envelope que será entregue pelo fiscal de sala.

Regras da redação do Enem 2018

Para se dar bem na redação, o estudante deve atender às expectativas da organização, entre as quais: 

    • Compreender a proposta de tema e desenvolvê-la dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
    • Defender seu ponto de vista;
    • Demonstrar conhecimento da Língua Portuguesa;
    • Desenvolver proposta de intervenção para o problema adotado.
      
Além de atingir os objetivos mencionados acima, o candidato tem que tomar cuidado e evitar fugir ao tema, não copiar trechos dos textos motivadores e assinar onde não deve. Assim, aumentam as chances de tirar nota máxima (1.000).

Veja como é corrigida a redação do Enem

Regras de Eliminação do Enem 2018

Conforme o edital do Enem, existem diversos motivos para eliminar os participantes. Confira abaixo alguns deles:

    • Declarar informações falsas durante todo o processo do Enem;
    • Deixar de apresentar documento de identidade original e com foto;
    • Comunicar-se com outros candidatos ou levar material de consulta durante as provas;
    • Levar objetos proibidos listados no Edital;
    • Sair da sala sem acompanhamento do fiscal;
    • Negar-se a guardar o celular em porta-objetos fornecido pelo fiscal de sala;
    • Sair da sala com o caderno de questões antes do horário permitido.

Ao seguir todas as regras do Enem 2018, você, estudante, tem tudo para alcançar seu objetivo e ingressar em uma instituição de ensino, seja por vestibulares, seja por programas como o SiSU, ProUni e Fies.

Assista às nossas videoaulas