10 temas do Enem para estudar nas férias

Momentos de lazer e descanso podem ser intercalados com estudos para o Enem
Em 08/07/2016 16h50 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As férias de julho já começaram e muitos vestibulandos estão aproveitando para descansar, sair com os amigos, viajar e colocar os seriados em dia, o que é altamente recomendável em ano de Vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apesar disso, vale a pena fazer um esforço para revisar alguns conteúdos, afinal, detalhes podem evitar que você não consiga uma vaga na faculdade que deseja.

De acordo com a professora Saray Azenha, coordenadora do cursinho pré-vestibular do Oficina do Estudante, o recomendável é estudar pelo menos quatro horas por dia. “Esse estudo deve ser feito de forma intercalada. Um dia estuda disciplinas pesadas e, no outro, faz a produção de redação ou ler os livros obrigatórios para o vestibular” - aconselha a professora.

Para ajudar os estudantes, Saray nos passou 10 temas do Enem para estudar nas férias. Confira!

1 – Grandezas e unidades


Termômetro é usado para medir a temperatura em Celsius, Kelvin e Fahrenheit

Esse assunto tem caído bastante na prova de Matemática e suas Tecnologias. Em Física, chamamos de grandeza aquilo que pode ser medido, como comprimento, massa, tempo e temperatura. Já as unidades de medida são o metro, quilograma, segundo e kelvin, por exemplo. O Enem costuma exigir que o participante saiba realizar cálculos e transformações envolvendo as unidades de medida.

2 – Sistema imunitário ou imunológico
O sistema imunológico humano consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos, que podem ser microrganismos (bactérias, fungos, protozoários ou vírus) ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas (ex. veneno de animais peçonhentos). As substâncias estranhas ao corpo são genericamente chamadas de antígenos, que são combatidos pelos anticorpos.

3 – Geometria espacial
A Geometria Espacial estuda as figuras geométricas no espaço, que pode ser representado por meio de projeção espacial das três dimensões, que são: altura, comprimento e largura. No Enem, essa disciplina é cobrada em questões que envolvem cálculo do volume e área de prisma, esfera, pirâmide, paralelepípedos, cilindro, cone e outras figuras geométricas.

4 – Genética


Participante do Enem deve conhecer as partes do DNA

A Genética é a parte da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são repassadas de geração para geração. Questões sobre Genética no Enem podem cobrar a definição de conceitos básicos, como cariótipo, genes recessivos e dominantes, genótipo, fenótipo e cromossomo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

5 – Globalização econômica
A globalização é frequentemente usada para descrever e explicar a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo. Em termos práticos, exige-se do participante do Enem compreender os aspectos positivos e negativos da globalização e como funcionam os blocos econômicos, como Mercosul e União Europeia, e até a eminente saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit.

6 – Química ambiental


Prova de Ciências da Natureza certamente cobrará questões sobre Química Ambiental

Questões envolvendo o meio ambiente sempre estão presentes no Enem, principalmente na prova de Ciências da Natureza. Por isso, é importante para o participante compreender os processos químicos que acontecem na natureza, sejam eles naturais ou causados pelo homem, e que comprometem não só a saúde humana, mas de todo planeta.

7 – Interpretação de texto
Saber interpretar os enunciados das questões do Enem é fundamental para conseguir uma boa nota. O exame costuma apresentar textos longos, que exigem atenção e boa capacidade de interpretação do estudante. Listamos aqui cinco dicas para melhorar sua interpretação de texto

8 – Fases do Modernismo
O Modernismo no Brasil é bastante cobrado na prova de Linguagens e Códigos do Enem. O participante precisa identificar as fases do Modernismo e os importantes nomes da literatura que marcaram o movimento, além de compreender o quadro social da época e a importância da Semana de Arte Moderna.

9 – Brasil Colonial


Brasil Colônia foi dividido em Capitanias Hereditárias por mais de 200 anos

Na prova de Ciências Humanas do Enem é comum encontrarmos questões relativas ao período em que o Brasil foi colônia de Portugal. Entre os fatos marcantes dessa época estão as capitanias hereditárias, mineração, invasões francesas e a cultura da cana-de-açúcar.

10 – Proposta de intervenção da redação
A prova mais temida por boa parte dos participantes do Enem também merece atenção nas férias. Para sair bem na prova de redação é preciso saber elaborar uma boa proposta de intervenção, o que só se consegue praticando. Por isso, escreva pelo menos uma redação por semana. Uma dica é participar do Banco de Redações.

Boas férias e bons estudos!