Use a internet a seu favor no vestibular

Jovens podem usar a internet para auxiliar nos estudos para o vestibular e Enem
Por Rafael Batista

Com um programa de estudos, a internet pode ser uma grande aliada.
Com um programa de estudos, a internet pode ser uma grande aliada.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Uma das ferramentas mais usadas pelos jovens é a internet. Além de estar presente em grande parte das residências e escolas, a tecnologia favorece para que as informações da rede estejam acessíveis na palma da mão, por meio de tablets e smartphones. Sem desmerecer o valor que tem um livro e a importância da leitura, a internet pode ser uma grande aliada na hora de se preparar para vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A principal vantagem da internet nos estudos é poder acessar em tempo real o que acontece no mundo, pois boa parte dos exames cobra tema ligados a acontecimentos recentes. Por isso, usar a internet para entender sobre os assuntos que pautam os principais noticiários representa uma vantagem no preparo para as provas de vestibulares.

Simulados

Outra maneira recomendada de estudos é por meio da realização de exercícios para facilitar a aprendizagem dos conteúdos. Boa parte das escolas realiza simulados com provas que se assemelham muito com as do Enem e de vestibulares. Esse tipo de atividade pode ser encontrada na internet também.

No Brasil Escola, por exemplo, é possível selecionar a quantidade de questões para cada tema e, ao final, o site faz um balanço do número de respostas certa e erradas. As perguntas que constam na nossa base de dados foram tiradas das provas dos principais vestibulares do Brasil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Videoaulas

É comum encontrar na internet professores que oferecem dicas em canais de vídeos. Muitas aulas têm conteúdo liberado e podem ser acessadas sem nenhum custo. No entanto, alguns canais são de acesso restrito e os estudantes devem pagar uma taxa para assistir às videoaulas.

Esse tipo de conteúdo pode ser encontrado em sites de cursinhos ou até mesmo nas redes sociais. O Brasil Escola também tem seu canal de vídeos que transmite aulas, algumas vezes ao vivo, e disponibiliza conteúdos ministrados por professores de diversas disciplinas e de forma gratuita.

Rede Sociais

Usada para expor atividades do cotidiano, as redes sociais podem ajudar muito na preparação para o Enem. Por meio dos contatos na internet é possível trocar informações sobre as provas e pegar dicas de estudos com quem já realizou o exame para o qual está se preparando. Assim fica fácil de conhecer a avaliação e até diminuir a ansiedade nos dias que antecedem a aplicação.

Em algumas páginas das principais redes sociais são publicados links, vídeos, imagens e outras mídias com dicas de estudos. Mas é preciso usar com cautela, pois aplicativos, jogos e chats disponibilizados podem tirar o foco do estudante.

O Brasil Escola disponibiliza diversos conteúdos em suas páginas no Twitter, no Facebook, no Google+ e no Instagram. Confira!