Em 2019, use a internet para melhorar seus estudos

Ao organizar o tempo que gasta no computador e celular, você ganha momentos para estudar de uma forma diferenciada
Em 28/12/2018 18h41 , atualizado em 28/12/2018 19h00 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Para vestibulandos e os que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019, o começo de um novo ano pode ser uma excelente oportunidade para aliar o método tradicional de estudo por meio de aulas e de livros a novas e mais modernas técnicas.

Gosta de internet? Saiba que ela pode ser uma excelente aliada na hora de estudar. Nela, você encontra textos, vídeos, testes, listas e muitas dicas. 

O ideal é dosar o tempo, determinando o horário certo para usar a internet a seu favor para os estudos para vestibular e para se divertir e distrair. O acesso pode ser feito, inclusive, pelo seu próprio celular, desde que tenha boa conexão à internet. 

Mas, como começar? Veja agora mesmo!

Organize seu tempo

Primeiro, analise quanto tempo por dia tem para gastar na internet.  Mesmo que sejam poucos momentos, você pode usá-los com qualidade e organização. 

Uma dica interessante para começar é aprender a montar seu próprio cronograma de estudos. Sim, pode ser uma planilha  especificamente para o tempo que gasta na internet. 

Um exemplo para ajudar a organizar o tempo é a Técnica Pomodoro – tomate em italiano, que faz alusão ao momento durante o qual você pode fazer determinada tarefa. Você pode adaptá-la quando usar a internet.

Leia bastante

Se administrado com inteligência, o tempo na internet pode ajudar, e muito, na preparação para vestibulares e Enem. Sabe aquela dúvida que pintou de repente? Aproveite para tirá-la agora mesmo.

Mas, atenção, cuidado com as fontes. Certifique-se de que o site que está acessando é formado por pessoal capacitado e que usa fontes de pesquisa confiáveis. 

No Brasil Escola, por exemplo, há um canal no qual você encontra um monte de artigos escritos por profissionais graduados em todas as disciplinas. Você pode dividir quais dias vai estudar História do Brasil e História Geral. Ou então, quando será a vez de Trigonometria ou outra área da Matemática.

Parta para a prática

Lembre-se de treinar bastante, fazendo provas anteriores de vestibulares das instituições de ensino do seu interesse. Você pode ver também as provas dos processos seletivos da Fuvest e da Unicamp, considerados os principais do País. 

Se o seu foco é o Enem, está no local certo. O site Enem – Brasil Escola tem tudo o que precisa saber sobre o maior exame educacional, inclusive as correções comentadas das provas anteriores

Você também pode usar seu tempo para resolver exercícios e simulados. Se seu foco é treinar redação, está no caminho certo. Todos os meses, o Banco de Redações do Brasil Escola divulga um tema. Faça seu texto, envie-o e confira a correção. 

Assista aos vídeos

Alguns estudantes são mais visuais. Para eles, assistir vídeos é uma boa pedida. Se for seu caso, você pode vê-los a qualquer hora, a qualquer lugar. 

No YouTube, você encontra vídeos fresquinhos, dos mais diversos temas, desde os clássicos, como os uso dos porquês, até análises de provas, como análise do tema da redação do Enem 2018.

No Instagram do Brasil Escola, você também fica sabendo das novidades relacionadas a vestibulares, Enem, datas importantes, dicas de estudo e muito mais. Organize seu tempo e não perca as postagens e stories. 

E você, estudante, tem mais alguma dica para usar a internet para estudar em 2019? Comente abaixo ;)