Instituto Mauá de Tecnologia

Fundado em 1961, o Mauá oferece cursos que desenvolvem tecnologias para solucionar problemas das indústrias
Por Silvia Tancredi

Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Paulo
Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Paulo
Crédito da Imagem: Divulgação: Instituto Mauá de Tecnologia
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) foi fundado em dezembro de 1961, no centro da capital de São Paulo. No ano seguinte, o instituto passou a contar com mais um campus, localizado na cidade de São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo. 

Entidade de direito privado - associação sem fins lucrativos - de utilidade pública, o instituto visa promover o ensino técnico-científico, a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico para formar profissionais que colaborem com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Os cursos da Mauá direcionam os estudantes a atuarem em indústrias e no desenvolvimento tecnológico. Quando foi criado, o instituto oferecia carreiras de Engenharias. Com o passar dos anos, passou a ministrar cursos de outras áreas, como Administração, Computação e Design.

Centro de Pesquisas

O Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia foi fundado em 1966, em São Caetano do Sul, para desenvolver tecnologias que solucionem problemas da indústria brasileira. Com esse objetivo, os estudantes têm aulas práticas que proporcionam conhecimentos em ambiente de aprendizagem e de oportunidades profissionais.

Os alunos têm à disposição o Centro de Pesquisas que conta com área de 130.000 m², onde foram implantados mais de cem laboratórios. 

Tópicos deste artigo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Campi

Campus de São Paulo: Rua Pedro de Toledo, 1071 - Vila Mariana – São Paulo/SP

Campus de São Caetano do Sul: Praça Mauá, 01 - São Caetano do Sul/SP

Cursos

São Caetano: Administração, Ciência da Computação, Design, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Sistemas da Informação.

Leia também: qual Engenharia é sua cara?

Vestibular

O vestibular do Instituto Mauá de São Paulo é realizado no mês de dezembro, de forma presencial ou pela internet, conforme escolha do candidato. As provas são formadas por uma redação e 46 questões de Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Enem

Participantes do Enem podem usar as notas para ingressar no Mauá. Nesse caso, o instituto aceita o desempenho das três últimas edições do exame educacional. Mas, somente podem aproveitar as notas do Enem os candidatos que têm notas iguais ou acima de 500 pontos em todas as provas.

Site e redes sociais

Site | Facebook | Instagram | YouTube