XIV Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná acontece hoje e amanhã

Provas serão aplicadas no Centro Politécnico, em Guarapuava, para cerca de 500 estudantes.
Em 18/12/2014 05h30 , atualizado em 18/12/2014 07h35 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Serão aplicadas nesta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19 de dezembro, as provas do XIV Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. A seleção acontece no Centro Politécnico (Cedeteg), em Guarapuava, situado na Rua Simeão Varela de Sá, nº 3, na Vila Carli. São esperados cerca de 500 estudantes.

Hoje, das 8h às 12h e a partir das 14h, será aplicada a prova oral de Língua Portuguesa, que avaliará a capacidade do estudante de comentar os temas propostos no texto de maneira coerente e a capacidade argumentativa e opinativa em relação ao texto lido. 

Amanhã, das 8h às 13h, os candidatos serão submetidos a 40 questões objetivas sobre Língua Portuguesa (Interpretação de Textos), Língua Estrangeira Moderna ou Língua Indígena, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química além da Redação. 

É recomendável que os participantes se apresentem com, pelo menos, 30 minutos de antecedência portando Cédula de Identidade, caneta esferográfica com tinta de cor azul ou preta, lápis e borracha. A saída definitiva dos locais de prova será liberada somente a partir de uma hora e trinta minutos após o início da seleção.

Seleção

A lista de aprovados será publicada em 23 de dezembro. Já as matrículas deverão ser efetivadas, conforme calendário das universidades envolvidas. Estão sendo oferecidas seis vagas em cada uma das universidades públicas estaduais para índios do Paraná e dez postos na UFPR para indígenas de qualquer lugar do Brasil. 

Fazem parte desta seleção as seguintes universidades: Estadual de Ponta Grossa (Uepg), Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Estadual de Londrina (UEL), Estadual de Maringá (UEM), Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), Estadual do Paraná (Unespar), Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e Federal do Paraná (UFPR).

Outras informações podem ser conferidas no Edital e Manual do Candidato, por meio dos telefones (42) 3621-1034 /1032 ou através do e-mail vestibularindigena@unicentro.br.

Por Wanja Borges