Vestibular 2022 da Unicamp começa neste domingo (7)

Primeira etapa será realizada 13h às 18h e contará com questões objetivas.
Em 05/11/2021 03h00 , atualizado em 05/11/2021 09h25 Por Adriano Lesme

Vista aérea da Unicamp
Vista aérea da Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Mais de 60 mil candidatos são esperados para a primeira fase do Vestibular 2022 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que será realizada no próximo domingo, 7 de novembro. Estão em disputa 2.540 vagas em 69 cursos.

Nesta edição, a Unicamp ampliou a duração das provas em uma hora. Os candidatos terão das 13h às 18h para responder 72 questões objetivas de múltipla escolha: 12 itens de português e literatura; 12 de matemática; 8 de história e 8 de geografia (incluindo filosofia e sociologia); 8 de física; 8 de química; 8 de biologia e 8 de inglês. 

Baixe as provas anteriores da Unicamp

No Estado de São Paulo, as provas serão realizadas em 31 cidades: Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Além de São Paulo, outras cinco capitais recebem os candidatos: Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Curitiba/PR, Fortaleza/CE e Salvador/BA.

Leia também: Jovem sai de Cuba para realizar sonho de estudar Medicina na Unicamp

Orientações

Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. A Unicamp orienta os candidatos a chegar com antecedência e manter distanciamento social de, no mínimo, 1,0 metro até a entrada nas salas de prova. O uso de máscara é obrigatório.

Os vestibulandos devem levar para as provas o documento de identidade com foto, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha, álcool em gel e máscaras extras. Régua transparente e compasso são opcionais.

Veja outras orientações:

  • Máscaras devem ser utilizadas durante todo o período de permanência nos locais de prova.

  • É necessário levar máscaras extras para troca durante a prova.

  • Os candidatos devem levar álcool em gel para higienização das mãos.

  • O consumo de alimentos será feito em espaços abertos e controlados, não será permitido se alimentar em sala de aula. 

  • Já o consumo de água e sucos será liberado em sala.

  • Relógios serão permitidos para controle do tempo, mas terão que ficar ao lado da carteira.

Segunda fase

No dia 13 de dezembro, a Unicamp divulgará os classificados na primeira fase junto com os locais de prova para a segunda.

As provas da segunda fase serão realizadas em 9 e 10 de janeiro de 2022. Os candidatos terão provas dissertativas sobre diferentes áreas do ensino médio, as quais serão compostas por redação (para todos os candidatos), algumas questões de disciplinas gerais e outras sobre conteúdos específicos aos cursos escolhidos. 

Habilidades Específicas

Os candidatos ao curso de Música são os únicos que tiveram provas de habilidades específicas antecipadas. Para os demais cursos que exigem habilidade específica, os testes serão realizados de 13 a 15 de janeiro de 2022.

Resultados

A Unicamp divulgará o resultado final do Vestibular 2022 em 14 de fevereiro. Os calouros farão suas matrículas entre os dias 15 e 17 seguintes.

A previsão é de que outras chamadas sejam realizadas em 21 e 25 de fevereiro; 8, 11, 18, 23, 28 e 30 de março. 

Vagas e concorrência

O Vestibular 2022 da Unicamp oferece 2.540 vagas em 69 cursos localizados em Campinas, Limeira e Piracicaba. A instituição destina o mínimo de 15% das vagas regulares de cada curso para tais candidatos ou, ainda, até 27,2% das oportunidades se forem constatados vestibulandos cotistas que atendam aos critérios de nota mínima.

Além disso, por meio do Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS), a Unicamp concede bônus de 20 a 40 pontos na primeira e segunda fases para candidatos que estudaram na rede pública.

Ao todo 63.297 pessoas se inscreveram no vestibular, sendo aproximadamente um terço com origem de escolas públicas. Houve uma queda de 18% no número de inscritos em relação ao ano passado, quando 77.653 estudantes se inscreveram.

Os cursos mais concorridos do Vestibular 2022 são:

  • Medicina: 324,7 candidatos por vaga

  • Arquitetura e Urbanismo: 81,1 candidatos por vaga

  • Ciência da Computação: 48,8 candidatos por vaga

  • Ciências Biológicas (Integral): 46,88 candidatos por vaga

  • Engenharia de Computação: 41,3 candidatos por vaga

Acesse a concorrência completa

Outras vagas da Unicamp para 2022 serão preenchidas assim:

  • Enem-Unicamp: 639 vagas (inscrições abertas)

  • Vestibular Indígena: 49 vagas regulares + 81 oportunidades adicionais

  • Olimpíadas Científicas e Competições de Conhecimentos Específicos: 112 vagas regulares + 8 oportunidades adicionais. 

Mais informações pelo site da Unicamp e no Manual do Candidato.


Relacionados

Vista aérea da Unicamp
Com queda em inscritos, Unicamp libera concorrência do Vestibular 2022
A Unicamp divulgou a concorrência do Vestibular 2022 hoje, 28 de setembro. Seleção teve queda de mais de 14 mil inscritos em relação ao último ano.
Notícias
Vista aérea da Unicamp
Inscrições da seleção Enem-Unicamp 2022 estão abertas
Foram abertas na manhã de hoje (3) as inscrições da seleção Enem-Unicamp 2022. Prazo se encerra às 17h do dia 30 de novembro.
Notícias
Vista aérea da Unicamp
Jovem sai de Cuba para realizar sonho de estudar Medicina na Unicamp
Conheça a história de Márcia de las Mercedes Maure Beatón, jovem que saiu de Cuba para tentar o sonho de estudar Medicina na Unicamp.
Notícias
Vista aérea da Unicamp
Unicamp 2022: abertas as inscrições para a seleção Vagas Olímpicas
Estão abertas as inscrições para a seleção Vagas Olímpicas 2022 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Oferta é de 122 vagas.
Notícias
Vista aérea da Unicamp
Unicamp amplia tempo de provas da 1ª etapa do Vestibular 2022
A Unicamp ampliou o tempo de provas da 1ª etapa do Vestibular 2022. Candidatos terão uma hora a mais para a realização da avaliação do dia 7 de novembro.
Notícias
Vista aérea da Unicamp
Unicamp antecipa divulgação dos locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022
A Unicamp antecipou divulgação dos locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022 para hoje, 22 de outubro. Provas serão em 7 de novembro.
Notícias
Vista aérea da Unicamp
Unicamp antecipa o resultado da 1ª fase do Vestibular 2022
A Unicamp antecipou para hoje, 29 de novembro, o resultado da 1ª fase do Vestibular 2022. Lista estava prevista para 13 de dezembro.
Notícias
Vista aérea da Unicamp
Unicamp divulga gabarito da 1ª fase do Vestibular 2022
A Unicamp divulgou hoje, 10 de novembro, o gabarito da 1ª fase do Vestibular 2022. Provas objetivas foram aplicadas no último dia 7.
Notícias