Unicamp 2022: abertas as inscrições para a seleção Vagas Olímpicas

Medalhistas em competições do ensino médio podem concorrer a 122 vagas em cursos da universidade, sem necessidade de prova.
Em 16/11/2021 09h29 Por Adriano Lesme

Seleção preencherá 122 vagas na Unicamp
Seleção preencherá 122 vagas na Unicamp
Crédito da Imagem: Arte: Comvest/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estão abertas a partir desta terça-feira, 16 de novembro, as inscrições para a seleção Vagas Olímpicas 2022 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Elas prosseguem até as 17h do dia 14 de janeiro, de forma gratuita.

Inscrições Unicamp Vagas Olímpicas 2022

O processo seletivo é voltado para estudantes que conquistaram medalha ou tiveram um bom desempenho em competições de conhecimento do ensino médio realizadas em 2019, 2020 ou 2021.

Entre as competições aceitas estão as olimpíadas nacionais, ibero-americanas e internacionais de Astronomia, Biologia, Física, Química, Matemática, História, dentre outras. A relação completa consta no anexo do Edital.

Os candidatos podem se inscrever em até dois cursos, indicando a 1ª e 2ª opções. Eles devem, no momento da inscrição, anexar os documentos que comprovem o bom desempenho em olimpíadas ou outras competições de conhecimento. Para cada opção de curso o candidato deve enviar a documentação relativa a apenas uma competição.

Leia também: Como participar de Olimpíadas Científicas

Seleção

A Unicamp oferece 122 vagas em 33 opções de cursos. Cada curso possui uma lista de competições aceitas. Por exemplo, o curso de História aceita somente medalhistas de ouro na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB).

Os candidatos serão classificados conforme o quadro de pontuação abaixo:

Quadro de pontuação da seleção Vagas Olímpicas 2022

Em caso de empate, ficam à frente os candidatos que participaram da olimpíada que possui maior peso para o curso. O desempenho no Enem 2021 também será critério de desempate, embora a participação não seja obrigatória.

O resultado será divulgado no dia 14 de fevereiro, junto com as listas de aprovados no Vestibular 2022 e na seleção Enem-Unicamp 2022. Mais informações no Edital.