Unicamp informa locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2020

Primeira fase será realizada no dia 17 de novembro e terá a participação de 72 mil candidatos.
Em 25/10/2019 08h00 Por Adriano Lesme

Crédito da Foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vai divulgar nesta sexta-feira, 25 de outubro, os locais de prova da primeira fase do Vestibular 2020. A consulta poderá ser feita no site da Comvest.

A Unicamp também divulgou nesta semana o resultado da segunda etapa dos testes de habilidades específicas (THE) de Música. Veja aqui os habilitados.

Primeira fase

A primeira fase será realizada no dia 17 de novembro, das 13h às 18h. Os candidatos deverão chegar com uma hora de antecedência e levar documento de identidade indicado na inscrição, caneta preta, lápis e borracha. Régua transparente e compasso são opcionais.

Os vestibulandos também podem levar água, refrigerante ou suco e alimentos como doces, barras de cereal, biscoitos e frutas. Além disso, é permitido o uso de bermudas e vestimentas leves.

Nesta primeira fase, os vestibulandos deverão fazer uma prova objetiva com 90 questões de conhecimentos gerais. 

As provas serão aplicadas em Campinas, Araçatuba, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré, Valinhos, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador.

Segunda fase

No dia 9 de dezembro, a Unicamp divulgará o resultado da primeira fase e os locais de prova da segunda. A próxima etapa será realizada nos dias 12 e 13 de janeiro de 2020, com provas discursivas. Até o ano passado, eram três dias.

Como era a segunda fase

  • 1º dia: questões de Língua Portuguesa e Literatura e uma redação
  • 2º dia: questões de Matemática, Geografia e História
  • 3º dia: questões de Física, Ciências Biológicas e Química

Como será a segunda fase

  • 1º dia: questões discursivas de Português e Redação 
  • 2º dia: questões interdisciplinares, Matemática e áreas específicas aos cursos 

Os candidatos aos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Arquitetura e Urbanismo farão testes de habilidades específicas entre 20 e 24 de janeiro.

O resultado do Vestibular 2020 da Unicamp está previsto para 10 de fevereiro.

Vagas e concorrência

O Vestibular 2020 da Unicamp recebeu 72.859 inscrições, número abaixo dos 76.312 candidatos do processo seletivo do ano passado. Apesar da queda de 4% no total de inscritos, o Vestibular 2020 apresentou o crescimento no percentual de estudantes de escolas públicas, passando de 30,9% para 32,2%, totalizando 23.464 candidatos. 

O curso mais concorrido do Vestibular 2020 é Medicina, com 325 candidatos por vaga. Em seguida então Arquitetura e Urbanismo (87 inscritos por vaga), Ciências Biológicas (60), Midialogia (49) e Ciência da Computação - noturno (40).

Veja a concorrência completa do Vestibular Unicamp 2020

A Unicamp oferece para o próximo ano 3.340 vagas, sendo:

- 2.570 vagas oferecidas pelo Vestibular Unicamp;
- 639 vagas pelo Edital Enem-Unicamp;
- 31 vagas pelo Vestibular Indígena, podendo chegar a 65 vagas adicionais;
- 100 vagas oferecidas pelo Edital Vagas Olímpicas, com possibilidade de 14 vagas adicionais.

No vestibular tradicional, um mínimo de 15% e um máximo de 27,2% das vagas são reservadas para candidatos autodeclarados negros ou pardos. Na seleção via Enem este percentual é de 10%.

PAAIS 

A Unicamp conta com o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), programa de bônus na primeira fase do Vestibular para candidatos que tenham cursado o ensino fundamental II e/ou o ensino médio integralmente em escola pública. 

- 40 pontos para candidatos que tenham feito todo ensino médio em escolas da rede pública;

- 20 pontos para candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental II em escolas da rede pública;

- 60 pontos para os candidatos que fizeram ambos os ciclos em escola pública.

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site do Vestibular