Unicamp encerra primeira fase do Vestibular 2016

Mais de 6,3 mil candidatos não compareceram. Acompanhe a correção comentada daqui a pouco.
Em 22/11/2015 18h38 , atualizado em 22/11/2015 19h08 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encerrou às 18h deste domingo, 22 de novembro, a primeira fase do Vestibular 2016. A Correção Comentada do Brasil Escola, em parceria com a Oficina do Estudante, começa daqui a pouco e pode ser conferida no twitter @brasilescolaFacebook ou neste canal, em tempo real. 

Acompanhe a Correção Comentada daqui a pouco

Abstenção

Dos 77.760 candidatos, 6.374 não estiveram presentes na primeira fase, número equivalente a 8,2%. No ano passado, a abstenção foi de 8,04%. Os concorrentes que faltaram às provas foram automaticamente desclassificados do Vestibular. 

Provas

As provas deste domingo tiveram início às 13h. A saída dos candidatos foi liberada após 3h30 de seleção, cujos testes tiveram duração máxima de cinco horas. A fase objetiva foi composta por 90 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Inglês e outras interdisciplinares. O gabarito oficial está previsto para às 17h da próxima terça-feira (24). 

Esta etapa do Vestibular foi realizada nas cidades de Araçatuba, Avaré, Bauru, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré, além de Brasília (DF). 

Demais etapas

Os convocados para a segunda etapa serão conhecidos no dia 14 de dezembro. Tais vestibulandos participarão da fase discursiva entre 17 e 19 de janeiro de 2016. 

Os concorrentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança contam, também, com as Provas de Habilidades Específicas entre os dias 25 e 28 de janeiro. Vestibulandos de Licenciatura em Música já fizeram os testes antecipados no mês de setembro. 

Resultado

O resultado está previsto para 12 de fevereiro de 2016. As matrículas não-presenciais serão realizadas em 13 e 14 seguintes. As notas da segunda etapa estarão disponíveis no dia 15 do mesmo mês. 

Vagas

O Vestibular Unicamp 2016 preencherá 3.320 vagas em 70 cursos de Campinas, Piracicaba, Limeira e Paulínia. As graduações com maior concorrência são Medicina (220/vaga), Arquitetura e Urbanismo (111) e Comunicação Social - Midialogia (50). 

Mais informações no site da Comvest, no Manual do Candidato ou na Revista do Vestibulando

Por Lorraine Vilela