Topo
pesquisar
Em 05/12/2019 11h22 , atualizado em 05/12/2019 11h27

O que esperar da 2ª fase da Unesp

Blog do Vestibular

O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

Vestibular da Unesp costuma ser mais fácil que o da Unicamp e Fuvest, mas exige boa interpretação. Por Oficina do Estudante
Crédito da Foto: Fábio Mazzitelli / ACI Unesp
Crédito da Foto: Fábio Mazzitelli / ACI Unesp
PUBLICIDADE

A 2ª fase do Vestibular 2020 Universidade Estadual Paulista (Unesp) está marcada para os dias 15 e 16 de dezembro. No dia 15 (domingo), a prova será de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Já no dia 16 (segunda-feira), de Linguagens e Códigos e Redação.

Confira algumas dicas para a segunda fase, baseadas no estilo de prova que a Unesp costuma fazer. Isso não quer dizer, entretanto, que não possa haver surpresas este ano. 

Comumente, a Universidade Estadual Paulista pede questões de conhecimentos gerais de dificuldade média, ou seja, não fáceis, mas que também não exigem conhecimentos aprofundados dos conteúdos. Em termos comparativos, o vestibular da Unesp é mais parecido com o da Unicamp do que com o da Fuvest, e mais fácil do que o da Unicamp. 

Veja os aprovados para a segunda fase da Unesp
 
Na segunda fase da Unesp, é muito importante saber interpretar textos (analisando mapas, fórmulas matemáticas, gráficos etc) e conhecer os conceitos básicos de cada disciplina. 

As perguntas de português, especificamente, costumam pedir interpretação de texto e conhecimentos de concordância, tempos verbais e análise sintática. Na redação, por sua vez, costumam cair temas atuais. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A redação é do tipo dissertativa-argumentativa – igual à do Enem, por exemplo. Nesse tipo de redação, o vestibulando precisa apresentar uma tese sobre o problema proposto, validando-a com argumentos, que podem ser apoiados pela coletânea disponibilizada na prova.

Entre os critérios de correção, encontram-se: adequação ao tema proposto, adequação ao gênero dissertativo e expressar-se com linguagem padrão. 

Quem faz Unesp não estuda apenas na véspera da prova. Estuda um ano inteiro, ou mais que um ano. Mas, o que fazer agora, na reta final? Estudar fazendo as provas anteriores. Assim, é possível habituar-se com a forma como os conteúdos são pedidos. 

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Vestibular Brasil Escola