Unesp recebe pedidos de isenção e redução da taxa do Vestibular 2020

Candidatos que se enquadrarem nos critérios da universidade poderão solicitar benefícios até 8 de setembro.
Em 02/09/2019 10h30 , atualizado em 02/09/2019 10h31 Por Lorraine Vilela Campos

Portaria da Unesp Bauru - Crédito da foto: Unesp/Divulgação
Portaria da Unesp Bauru - Crédito da foto: Unesp/Divulgação
Crédito da Imagem: Unesp/Divulgação
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) abriu o período para pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição do Vestibular 2020 nesta segunda-feira, 2 de setembro. As solicitações serão recebidas até o próximo dia 8.

Solicite a isenção ou redução da taxa

A isenção da taxa do Vestibular será concedida em duas modalidades:

=> Estudantes que tenham cadastro no CadÚnico e tenham renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa ou de até 3 salários-mínimos totais. 

=> Candidato que tenha estudado todo o ensino médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular, além de morar em São Paulo ou ter vínculo com alguma instituição que esteja em território paulista. 

Já a redução de 50% da taxa de inscrição do Vestibular é voltado para estudantes do ensino médio ou de cursos pré-vestibulares que tenham renda de até dois salários-mínimos, assim como os desempregados. 

Estudantes de escolas públicas estaduais de São Paulo poderão solicitar a redução de 75% da taxa de inscrição. Os pedidos desta categoria serão recebidos de 9 de setembro a 7 de outubro, mesmo período de inscrições do Vestibular da Unesp. 

Resultado

A Unesp divulgará os resultados dos pedidos de isenção e redução da taxa do Vestibular 2020 no dia 24 de setembro. Os isentos estarão automaticamente inscritos na seleção, enquanto os beneficiados com o desconto de 50% terão que pagar o boleto de R$ 85 para o cadastro ser confirmado. 

Vestibular 2020

O Vestibular 2020 da Unesp terá inscrições de 9 de setembro a 7 de outubro e taxa de R$ 170. A seleção será composta por duas etapas gerais e provas de habilidades específicas.

1ª fase: 15 de novembro - 90 questões objetivas de conhecimentos gerais
2ª fase: 15 e 16 de novembro - 36 questões discursivas de conhecimentos específicos e redação

Os cursos do Instituto de Artes de São Paulo terão provas de habilidades específicas de 8 a 14 de dezembro. Já as graduações da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru contarão com os testes específicos somente em 9 de dezembro. 

O resultado final do Vestibular 2020 será publicado em 27 de janeiro e outras nove chamadas serão realizadas pela Unesp até o fim de fevereiro. 

Aumento de Vagas

O Vestibular 2020 tem a maior oferta da Unesp em toda a sua história. O crescimento de 7.365 para 7.725 vagas veio após o anúncio do fim do Vestibular de Meio de Ano. Com isso, as 360 oportunidades da seleção de segundo semestre migraram para o processo seletivo 2020. 

Das vagas que serão oferecidas no Vestibular 2020, a Unesp destina 3.878 para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública, nome dado para as cotas da instituição.

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site da Vunesp (organizadora do Vestibular).