Cederj abre isenção e pré-inscrição para cotas do Vestibular 2020/1

Os interessados podem fazer as solicitações até o dia 13 de setembro, conforme a modalidade escolhida.
Em 02/09/2019 14h23 , atualizado em 11/09/2019 12h46 Por Lorraine Vilela Campos

UENF é uma das universidades que participam do Vestibular do Cederj - Crédito da Foto: Paulo Damasceno/UENF
UENF é uma das universidades que participam do Vestibular do Cederj - Crédito da Foto: Paulo Damasceno/UENF
Crédito da Imagem: Paulo Damasceno/UENF
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj/Consórcio Cederj) abriu nesta segunda-feira, 2 de setembro, o prazo para pedidos de isenção e pré-inscrição nas cotas e ações afirmativas do Vestibular 2020/1. Os interessados podem fazer as solicitações até o próximo dia 13.

Faça sua pré-inscrição ou peça a isenção

Além do preenchimento do formulário do site do Cederj, os candidatos precisam fazer o upload da documentação exigida no edital

Isenção

A isenção é destinada aos candidatos com renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa. A análise dos candidatos será feita pela avaliação socioeconômica. 

Sistema de Cotas (Lei Estadual nº 5.346/2008)

O Sistema de Cotas pela Lei Estadual é voltada para as seguintes categorias de candidatos:

  • Estudantes de escolas públicas
  • Negros e indígenas
  • Pessoa com deficiência (PcD)
  • Filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapazes em razão do serviço.
  • Cursos do Sistema de Cotas

As cotas estão disponíveis nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Engenharia Metereológica, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Química, oferecidos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

Ações Afirmativas

As ações afirmativas são destinadas aos estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas e se enquadram em uma das seguintes condições:

  • Negros, pardos ou indígenas
  • Pessoa com Deficiência (PcD)
  • Renda de até 1,5 salário mínimo

Enem nas Ações Afirmativas

Os candidatos que queiram se inscrever nas Ações Afirmativas para as vagas da UFRJ, UFF, Unirio e Cefet sem a solicitação da isenção terão que informar o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. 

para a UFRRJ é optativo o uso ou não do Enem para quem não solicitar a isenção ao se inscrever nas Ações Afirmativas. UERJ e UENF não usam o Enem para a pré-inscrição. 

  • Cursos das Ações Afirmativas

A oferta das Ações Afirmativas está nos cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Turismo, Tecnologia em Sistemas de Computação e Tecnologia em Gestão de Turismo no Cefet, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio e UENF.

Professores 

O Cederj reserva parte das vagas do Vestibular 2020/1 para professores de escolas públicas. Os interessados devem preencher o requerimento até 13 de setembro e anexar os três últimos contracheques para que possam concorrer. 

A reserva para professores de escolas públicas no Vestibular do Cederj é de 10% das vagas da UFRJ, 20% na UFF e 20% da Unirio.

Resultados

O Cederj divulgará os resultados de todas as solicitações em 9 de outubro. Os candidatos que forem contemplados terão que se inscrever no Vestibular 2020/1 até o dia 24 de outubro.

Mais informações no site do Cederj e no edital.