Em 13/02/2019 11h31 , atualizado em 13/02/2019 11h38

Unesp cancela Vestibular de Meio de Ano

Notícias

Suspensão valerá já para 2019 e vagas serão oferecidas junto com as oportunidades do Vestibular de Verão. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciou a suspensão do tradicional Vestibular de Meio de Ano. O motivo é que o baixo número de vagas oferecidas em tal seleção não justificaria a manutenção do processo seletivo, o qual gera altos gastos em um momento de crise financeira enfrentada pela instituição. 

Confira o comunicado da Unesp

De acordo com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária (Cepe) da Unesp, o Vestibular de Meio de Ano será transferido para o fim de 2019, o que chamaram de "uma sincronização do processo de seleção dos ingressantes da Universidade". As provas serão aplicadas junto ao Vestibular de Verão, independente do ingresso para fevereiro ou agosto de 2020. 

"Embora o número de vagas representasse apenas 5% da quantidade ofertada no vestibular de verão, a logística e os esforços de operação dos exames do meio e do final do ano eram similares" - pró-reitoria de graduação da Unesp

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com a pró-reitora da Unesp, professora Gladis Massini-Cagliari, a junção dos Vestibulares no fim do ano é benéfica para os estudantes. "Acreditamos que a medida também está de acordo com os anseios da sociedade, uma vez que o ensino médio e a grande maioria dos cursinhos pré-vestibulares finalizam suas atividades no final de cada ano", destaca a nota da Unesp.

Como era o Vestibular de Meio de Ano?

O Vestibular de Meio de Ano da Unesp seguia os padrões do Vestibular de Verão, contando com duas etapas de seleção, mas o número de vagas era inferior, assim como a quantidade de cidades atendidas: Bauru, Ilha Solteira, Registro, São João da Boa Vista e Sorocaba.

Normalmente, a oferta do Vestibular de Meio de Ano da Unesp era de 360 vagas. Já a seleção de fim de ano conta com mais de 7 mil oportunidades gratuitas.

Mais informações no site da Unesp.

Relacionados
Unesp divulgou nesta terça-feira as datas para o Vestibular 2020. Decisão foi tomada em conjunto com as demais universidades do Estado de São Paulo.
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou a quarta chamada do Vestibular 2019. Foram aprovados 718 candidatos, entre os que manifestaram interesse por vaga. A matrícula deve ser realizada até o dia 19 de fevereiro.
A Universidade Estadual Paulista divulgou a terceira chamada do Vestibular 2019 na manhã desta segunda-feira, 11 de fevereiro. Os 1.232 calouros terão que fazer a matrícula virtual até às 18h de amanhã (12).
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciou a 2ª chamada do Vestibular 2019 nesta quarta-feira, 6 de fevereiro. Os calouros devem fazer a matrícula virtual até às 18h de amanhã (7).  A confirmação de matrícula presencial será realizada pelos candidatos nos dias 26 e 27 de março.
A Unesp contou com mais de 98 mil inscritos e realizou as provas em 31 cidades paulistas, além de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). O período de matrículas para os estudantes aprovados vai até as 18h de segunda-feira, 4 de fevereiro.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES