A Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciou a suspensão do tradicional Vestibular de Meio de Ano. O motivo é que o baixo número de vagas oferecidas em tal seleção não justificaria a manutenção do processo seletivo, o qual gera altos gastos em um momento de crise financeira enfrentada pela instituição.
De acordo com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária (Cepe) da Unesp, o Vestibular de Meio de Ano será transferido para o fim de 2019, o que chamaram de "uma sincronização do processo de seleção dos ingressantes da Universidade". As provas serão aplicadas junto ao Vestibular de Verão, independente do ingresso para fevereiro ou agosto de 2020.
"Embora o número de vagas representasse apenas 5% da quantidade ofertada no vestibular de verão, a logística e os esforços de operação dos exames do meio e do final do ano eram similares" - pró-reitoria de graduação da Unesp
De acordo com a pró-reitora da Unesp, professora Gladis Massini-Cagliari, a junção dos Vestibulares no fim do ano é benéfica para os estudantes. "Acreditamos que a medida também está de acordo com os anseios da sociedade, uma vez que o ensino médio e a grande maioria dos cursinhos pré-vestibulares finalizam suas atividades no final de cada ano", destaca a nota da Unesp.
Como era o Vestibular de Meio de Ano?
O Vestibular de Meio de Ano da Unesp seguia os padrões do Vestibular de Verão, contando com duas etapas de seleção, mas o número de vagas era inferior, assim como a quantidade de cidades atendidas: Bauru, Ilha Solteira, Registro, São João da Boa Vista e Sorocaba.
Normalmente, a oferta do Vestibular de Meio de Ano da Unesp era de 360 vagas. Já a seleção de fim de ano conta com mais de 7 mil oportunidades gratuitas.
Mais informações no site da Unesp.