Unesp: número de ingressantes negros aumentou em 89% na última década

Instituição possui sistema de reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos e pardos.
Em 17/11/2020 16h14 Por Giullya Franco

Crédito: Divulgação/Unesp
Crédito: Divulgação/Unesp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) informou nesta semana que o número de estudantes negros (pretos e pardos) ingressantes na instituição teve alta de 89% na última década.

De acordo com a instituição, no Vestibular 2010 houve o ingresso de 949 (15% do total de matriculas) estudantes negros na instituição e na seletiva de 2020 o número foi de 1.798 (24% do total de matrículas).

“Este aumento significativo de candidatos pretos e pardos matriculados ao longo da década é importante para a Universidade e tem fundamental participação do Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública, implantado para o ingresso em 2014”, afirmou o superintendente acadêmico da Fundação Vunesp, Renato Diniz.

Na Unesp, metade das vagas oferecidas no vestibular são para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). Essas vagas do sistema são reservadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e 35% são destinadas aos candidatos que se autodeclararem Pretos, Pardos ou Indígenas.

Vestibular 2021

As inscrições do Vestibular 2021 vão até o dia 27 de novembro e a taxa é de R$ 170. O processo seletivo está oferecendo 7.630 vagas na instituição

Com a situação da pandemia do coronavírus foram promovidas alterações no formato tradicional do vestibular. A primeira fase será realizada em dois dias e os candidatos serão divididos por grupo, com aplicação das provas em 30 e 31 de janeiro de 2021. A segunda fase será em um dia e a prova específica será objetiva, aplicada no dia 28 de fevereiro, junto com a redação. O resultado é esperado para 19 de março.

Saiba mais sobre o Vestibular 2021 da Unesp

Para mais informações acesse o Site da Unesp.