UFRGS libera 1º chamamento do Vestibular 2021/1

Instituição selecionou candidatos por aproveitamento do Enem e vestibulares anteriores.
Em 02/07/2021 16h37 , atualizado em 02/07/2021 17h18 Por Giullya Franco

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Crédito da Imagem: SECOM/UFRGS
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nesta sexta-feira, 2 de julho, o primeiro chamamento do Processo Seletivo 2021/1.

Veja o 1º chamamento da UFRGS

A postagem de documentos para matrícula dos aprovados deverá ser realizada via Portal do Candidato entre os dias 3 e 9 de julho.

Para os que aguardam vaga, o ordenamento estará disponível nesta página, onde é possível consultar o andamento das vagas e a posição de espera.

Veja o cronograma dos próximos chamamentos:

  • 2º chamamento: 13 de agosto
  • 3º chamamento: 25 de agosto
  • 4º chamamento: 3 de setembro
  • 5º chamamento: 15 de setembro
  • 6º chamamento: 24 de setembro

Como foi a seleção?

A UFRGS não aplicou provas no processo seletivo por conta da pandemia. A universidade optou por dividir em dois semestres a oferta de suas vagas e buscar formas alternativas de ingresso.

A entrada para o primeiro semestre foi definida da seguinte maneira:

Enem: Qualquer edição do Enem de 2017 a 2020, sendo necessário o mínimo de 450 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 na redação.

Vestibulares anteriores: vestibulares da UFRGS de 2017, 2018, 2019 ou 2020, desde que o candidato não tenha sido eliminado. 

Os candidatos ao curso de Música tiveram que escolher o aproveitamento da aprovação em habilidades específicas na mesma modalidade/instrumento de edições anteriores do vestibular ou uma prova virtual.

Vagas

Foram oferecidas 2.562 vagas no primeiro semestre, sendo a metade para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. 

2º semestre

A expectativa da UFRGS é de que haja a possibilidade de realizar o Vestibular com provas para o segundo semestre letivo de 2021. A instituição deseja aplicar a avaliação para dar oportunidade para estudantes que não fizeram o Enem ou processos seletivos anteriores. 

Caso não seja possível realizar o vestibular presencial, a UFRGS adotará novamente o aproveitamento do Enem e das provas anteriores para o ingresso no segundo semestre.

Para mais informações acesse o Site da UFRGS, no edital e pelo Manual do Candidato.